Primeiros passos para investir
Para quem ainda não teve contato algum com o mercado financeiro, mas quer entrar neste ambiente promissor, pode seguir esses passos simples e começar a pensar grande em seus sonhos e suas metas. Vamos lá:
1. Coloque seus objetivos no papel
É muito importante ter clareza nos objetivos, afinal, quando não se tem um objetivo para ser seguido, qualquer caminho serve. Para isso, anote os pontos em que pretende focar, as metas de curto e longo prazo, e responda às seguintes perguntas: qual a razão do investimento que desejo realizar? Quais as maneiras de obter conhecimento para auxiliar neste objetivo? Quanto será investido? Qual o prazo que pretendo usufruir dos rendimentos (rendimento de curto, médio ou longo prazo)? Quais investimentos me atraem?
2. Tenha um planejamento financeiro
Para ter chances de sucesso, o planejamento é indispensável. Além do mercado financeiro, esta é a regra em qualquer aspecto de nossas vidas, inclusive para a vida pessoal. No planejamento financeiro deve constar os seguintes passos: anotar todos os gastos fixos e fontes de renda; anotar o quanto se tem em caixa para demais custos; definir quanto será investido e qual o valor médio para o lazer.
3. Mantenha-se informado
Ter informações sobre o cenário político e econômico nos faz perceber as flutuações do mercado financeiro e ter uma ideia do que acontece com nosso investimento. Neste sentido, acompanhar as notícias e contar com o auxílio de um profissional é uma questão de segurança para os recursos investidos.
4. Diversifique seus investimentos
Essa é a regra básica de segurança nos investimentos. Quanto maior a variedade de investimentos e fontes de renda, menores serão os riscos.
Gostou? Deixe seu like. :)