“ Princípio 05 – Perfeição “
Os 5 Princípios básicos da Lean Construction
Eng. Rogerio P. Cardoso
Neste artigo abordarei o quinto e último princípio da mentalidade enxuta denominado “Perfeição“. Os outros quatro foram: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo e Produção Puxada. É fundamental entendermos em profundidade os conceitos destes quatro princípios para facilitar e entender a busca permanente pela “ Perfeição“.
A “ Perfeição “ deve ser o objetivo constante de todos os envolvidos nos fluxos de valor. A busca do aperfeiçoamento contínuo em direção a um estado ideal deve nortear todos os esforços da empresa, em processos transparentes, em que todos os membros da cadeia (construtores, fabricantes de milhares de produtos, distribuidores e revendedores) tenham conhecimento profundo do processo como um todo, podendo dialogar e buscar continuamente melhores formas de criar valor.
Vou procurar citar um exemplo prático nas obras sob minha gestão como Gerente de Engenharia nos últimos 10 anos. Processos (Granito - Fotos acima) : Aquisição, transporte, recebimento, gestão das peças na obra, transporte vertical, instalação, quebras, reposição etc... Mesmo trabalhando com um sistema de gestão ERP ( Planejamento de Recurso da Empresa ) não conseguíamos uma boa gestão de custo com este material e os processos acima citado.
A partir do momento que iniciamos a trabalhar com os conceitos e aplicação da Lean Construction, citando os cinco princípios lean e principalmente este quinto princípio - "Perfeição" – através dos estudo de melhorias contínuas, conseguimos desenvolver um modelo utilizando o ERP e ferramentas lean, passamos a fazer uma gestão quase perfeita na atividade de granito para os apartamentos de nossas obras. A primeira obra que passamos a fazer gestão completa das peças de granito, saímos de uma perda média (09 obras) de 14,62% para 4,39%, ou seja, diminuímos em 70% o desperdício em granito.
As fotos acima, retratam na prática, o visual desde a fábrica até o apartamento local de aplicação, sem o manuseio intermediário de operários. As peças saem da fabricação, vai para os carrinhos previamente estudados ( expedição ), depois carregados ( 10 minutos – 2 aptos ), transportado para obra, descarregado por uma empilhadeira ou bob cat ( 5 minutos ), vai para expedição da obra e depois ( de acordo com o PCp) é transportado p/ o apto no momento certo (JIT). E este é um processo sem fim na busca da “ Perfeição “ infinita as áreas da empresa.
No próximo artigo: “ Ganhos – Gestão dos Desperdícios de materiais utilizando 5 princípios lean “