Princípio 8 - Tecnologias Confiáveis
“A tecnologia deve ser puxada pela produção e não empurrada para ela” – Toyota Production System (TPS)
As organizações precisam ter como princípio básico de que a tecnologia deve ser buscada e utilizada para atingimento dos seus objetivos estratégicos e não simplesmente ser um fim em si.
Isto significa que automatizar não é objetivo! Pode ser o meio para redução de custos, melhoria de condições de trabalho, padronização de processos, gestão mais efetiva, entre outros, porém, não é o fim em si e sim o meio.
Muitos anos atrás, eu acompanhei projetos de automação em uma fábrica de alimentos, cujo objetivo era “automatizar para melhorar”. Após as automações o custo de produção aumentou, houve quebra de vendas por falta de produto, devido a dificuldade de estabilização do processo após automação e, além disso, o produto começou a apresentar alguns defeitos que os “modernos robôs” causavam.
Este foi um exemplo de muitos e muitos anos atrás, mas que vejo ainda acontecerem, pois automatizar ou implementar uma nova tecnologia não pode ser o fim em si e sim o meio!
Como conceito do princípio, deve-se adotar o seguinte fluxograma básico decisório:
Lembrando que as etapas de testes devem ser realizadas com base técnico-científica e, fundamentalmente, estatística, sendo recomendáveis protocolos de validação robustos.
Após implementação, deve-se continuar a monitorar a nova tecnologia com base nos resultados esperados.
Ainda trataremos dos próximos seis princípios nos próximos dias!
Dúvidas? (11) 97557-54191 ou fabriciofarinassi@gmail.com