Princípios de Engenharia de Software
Fotografia de Desola Lanre-Ologun na Unsplash

Princípios de Engenharia de Software

A abstenção de princípios culmina o caos. 

Para desenvolver softwares de qualidade suscetíveis a evolução contínua é preciso seguir princípios básicos e indispensáveis. Por isso, se você está entrando nesse submundo de telas pretas com linhas brancas, tenha sempre em mente estes sete princípios para prática de engenharia de software propostas por David Hooker:

Tenha um motivo - Só implemente o que agregue valor. Não seja um robô que reproduza códigos. Seja analítico, questione funcionalidades e requisitos. Codificar só pra passar tempo não vai agregar valor pra você e nem para o negócio.

Não complique - Faça o simples. Entregue o requisito como proposto sem fazer rodeios implementando coisas que sequer foram solicitadas. Isso reduz muito a ocorrência de erros. Pense que o produto do código tem que ser fácil de manter e usar. 

Arquitetura bem resolvida - Entenda a estrutura do sistema. Observe como os componentes foram construídos e se relacionam. Siga o padrão observado. Comprometer a visão arquitetural de um sistema pode debilitar suas funcionalidades. 

Codifique pensando no coletivo - Não seja aquele dev que não consegue entender o próprio código. Tenha em mente que quase sempre aquilo que está sendo codificado será usado e mantido/evoluído por outros programadores. Você não vai querer deixar um legado ruim, certo? 

Mudanças são bem-vindas - Construa algo que seja adaptável a mudanças. Lembre-se que um sistema de sucesso é construído de forma incremental e contínua. Se o artefato produzido é limitado, então ele estará fadado ao fracasso. 

Reutilize código - O reuso de código economiza tempo e esforço. Ao construir componentes pense sempre na possibilidade de reutilizá-los. Isso vai dar aquele gás na produtividade de toda equipe. 

Pense antes de agir - Não saia codificando sem antes refletir bem sobre o que irá desenvolver. Uma excelente prática é esboçar possíveis caminhos no papel para tomada de decisão. Fuja do método tentativa e erro. Pensar causa menos esforço do que fazer retrabalho. 

Parece uma receita de bolo, mas eu posso garantir que seguindo ao máximo esses princípios sua trajetória profissional será brilhante. Não precisa se matar estudando mil coisas que amanhã já estarão obsoletas. Tudo ao seu tempo. É muito menos custoso seguir princípios e ter resiliência. O sucesso vai vir com o tempo. 

#EngenhariaDeSoftware #DavidHooker #Principles 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos