Principais desafios do marketing digital na atualidade

Principais desafios do marketing digital na atualidade

Nos dias de hoje, mesmo com as dificuldades causadas pela crise econômica do país, passamos por um momento bastante interessante na área de marketing digital, com cada vez mais empresas buscando na Internet um canal para geração de vendas e leads e, consequentemente investindo recursos em plataformas digitais. Não é mais possível fazermos o mesmo marketing de 5 anos atrás, com a inovação em ritmo acelerado dos setores de marketing, comunicação e tecnologia que ocasionaram a transformação do comportamento das pessoas, os desafios são outros.

O comportamento de consumo mudou, a confiança do cliente é o relacionamento: qualidade no atendimento, praticidade, agilidade, transparência e a vontade genuína de fazer a diferença são as ações que indicam que o valor da marca não está na comunicação e sim na experiência. Discussões entre pessoas que tiveram experiências com o produto ou serviço prestado, seja através de reviews em redes sociais, vídeos de consumidores, indicação de pessoas próximas, etc. impactam diretamente na nossa percepção ou atitude diante da marca. A interação dos usuários traz mais credibilidade para o produto do que qualquer iniciativa do fabricante/vendedor e com a facilidade de acesso à tecnologia, qualquer pessoa pode ser um influenciador, principalmente através de plataformas digitais que vêm ganhando cada dia mais espaço. O consumidor tem um maior impacto e maior abrangência que a própria marca. Porém, uma das consequências desse comportamento é que devido a rapidez em que as informações chegam nos usuários (em especial as notícias ruins) hoje as pessoas são mais desconfiadas, elas confiam mais na informação de avaliações online do que recomendações efetuadas pela marca. A internet nunca teve tanto poder de influência.

Além disso, com o ritmo em que o mundo digital muda, fica cada vez mais difícil trabalhar isoladamente. O trabalho colaborativo é essencial para alcançar resultados mais significantes, a cada dia aumenta a importância em que as empresas estejam mais interconectadas seja por funcionários, ecossistema e/ou outras empresas. As “tribos” que convivem dentro da organização precisam, cada vez mais se unirem, e particularmente, para garantir o sucesso com o marketing digital, os esforços de venda e marketing devem ser conjuntos com objetivos e metas compartilhados. Só assim podemos garantir um resultado melhor, que vá além das vendas e garanta uma experiência diferenciada para os consumidores. As inovações tecnológicas e a automação são grandes aliados e são essenciais para a construção desse cenário.

A citação “os dados é o novo petróleo” resume o quanto hoje a informação tem poder. Ferramentas de Data Visualization como o Google analytics, além de fácil interação com o usuário, proporciona detalhes como informações sobre acessos em sites e resultados de campanhas que o auxilia nas estratégias. Ainda há muito a ser explorado em Big Data, porém, com tudo o que já conhecemos a respeito, é possível afirmar que sua presença é essencial para o planejamento e definição de estratégias de marketing digital, o que nos proporciona diferenciais de atuação, garantindo que consigamos extrair o máximo de informações relevantes com os dados coletados.

Tudo isso é necessário, pois hoje vivemos na “Era da Personalização”. O marketing para massas está se tornando obsoleto e hoje precisamos entregar um conteúdo específico para cada consumidor individualmente. Isso não seria possível sem o desenvolvimento tecnológico, a colaboração e a análise de Big Data. Por isso é imprescindível a busca pela excelência e a

melhoria constante dos processos com que trabalhamos. Nos atualizarmos constantemente passou a ser uma das maiores necessidades para a criação de um diferencial no mercado.

Assim sendo, podemos observar que a tecnologia viabiliza as estratégias, que apesar da importância do capital intelectual e a criatividade de cada profissional, o mercado exige que esse capital seja utilizado de novas formas, com o apoio de novas ferramentas, tecnologias e dentro de um novo modelo de trabalho para garantir o sucesso das organizações num mercado cada vez mais competitivo e globalizado em que vivemos. E devemos também lembrar que nunca o consumidor teve tanto poder na decisão de compra, por isso devemos mantê-lo cada vez mais próximo e engajado com nossas marcas e produtos. Para oferecer o melhor para o cliente é preciso entender as pessoas e abrir mão de volume para entregar com melhor qualidade e com sentido para o cliente.

Alan Raineri

Consultor financeiro na Portfel® | CEA®

5 a

Excelente texto! É bom estarmos sempre atentos às tecnologias e ferramentas disponíveis para conseguirmos atingir os melhores resultados nesse mercado cada vez mais competitivo 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos