"Pro-pósito"
Nossa, quantas vezes entramos em uma empresa e saímos dela e o nosso propósito sempre esteve enrustido nas metas definidas pelos gestores.
Entra ano sai ano, cada vez que mudamos de endereço comercial, acabamos virando robôs na questão de propósito.
Mas afinal, que raios é isso? Propósito de vida? Você tem? Alguém tem? Para quê ter?
Bom, fiquei anos sem ter tempo de pensar nisso e depois que passei a empreender, óbvio que certos conceitos mudam.
Passei a pensar, o que eu posso fazer para agregar melhorias não só aplicadas aos meus serviços, mas o que eu posso fazer para melhorar o mundo ao meu redor?.
Se você for pensar, agir com gentileza, com acolhimento, com ternura já ajuda a melhorar o convívio.... Mas isso é o máximo que podemos fazer?
A partir daí você começa a buscar maneiras de ajudar e melhorar a vida do próximo, dos que estão ao seu redor.
E assim, como quem empreende coloca várias metas de negócios para serem superadas, você passa a aumentar os objetivos de metas do seu propósito!
E isso se torna um vício, pois ajudar faz bem, ver alguém feliz por algo que contribuímos é precioso e nos dá imensa satisfação!
Cada ano que passa, eu tenho as metas do meu propósito de vida atualizadas.
Este ano vou tirar do papel dois projetos que estou planejando faz tempo: Quero difundir na área de educação do ensino fundamental e médio a carreira das Ciências. O Brasil carece de cientistas. Também mostrar que dá para empreender nesta área. Contribuir no ensino superior com palestras motivacionais e exemplos de empreendedorismo.
Parece pouco, mas pense. Se cada um, na sua área ou não, puder ter mais envolvimento em desenvolver e ajudar as pessoas ao seu redor, dar ideias e direção, o mundo será outro.
Reavalie suas metas e seus propósitos, anualmente!
Adriana Marra