Problemas com Filme Stretch
Variáveis podem afetar a qualidade do Filme Stretch. Porém algumas realmente podem se tornar problema.
Valor aqui citar algumas:
- Espessura do Filme: Embora a espessura padrão utilizada no mercado seja de 0,025, encontra-se facilmente 0,020 a 0,030. E em se tratando de compra direto do fabricante esta variação se estende, desde que haja volume para produção conforme a necessidade do cliente.
Problemas com a espessura:
- Quando recebe em espessura menor que a variação aceitável, pode ter que usar mais metragem (voltas) na carga para que mantenha a mesma resistência e sustentação que um filme mais espesso (grosso). Terá mais metragem por kg, porém um maior custo, porque terá que dar mais voltas para obter a mesma sustentação. Isso ocupa mais tempo de mão-de-obra, onerando.
- Quando recebe o filme com espessura a maior, exemplificando, compra de 0,025 e recebe 0,030, e não tem a necessidade, terá um consumo maior de 20%, porque como a compra é por kg, terá menos metragem por kg. Teria que dar menos voltas no filme, porém estirando mais. Porém isso exige maior esforço por parte do colaborador (em se tratando de aplicação manual), o que pode baixar a produtividade.
- Oscilação de Espessura na mesma Bobina: Este sim, é um problema que impossibilita o uso e o material deve ser trocado / descartado. quando isso ocorre em trechos da bobina, o material não mantém um padrão de estiramento, podendo estourar toda vez que chega nesse ponto de menor espessura. Perda a uniformidade na carga e se estoura frequentemente, há perdas na produtividade.
2. Bolhas Internas na Bobina: São bolhas de ar, que podem ocorrer no processo produtivo. O filme se torna vulnerável / mais fino, onde há bolhas. E quando estas bolhas são em quantidade ou de tamanho considerável, não permitem uso manual, nem automático (em máquina), porque não permitem o encaixe do aplicador manual e nem o encaixe na palletizadora.
3. Faceamento da Bobina: No uso manual se o faceamento for de baixa variação, não afeta. Porém no uso automático, é necessário uma estabilidade, e o uso constante de bobinas com faceamento ruim, podem danificar a máquina.
4. Bobinas com batidas / danificadas: Costumamos dizes que Filme Stretch é como "bebê", e precisa ser bem cuidado. Uma bobina com alguma "batida" ou "amassada", tende a se romper toda vez que for estirada neste ponto. quando isso ocorre nas pontas, tende a estourar, rasgar, tendo que reiniciar o processo.