Procedimentos básicos de manutenção em válvulas
Elaborei um texto com procedimento básico de manutenção em válvulas, atendendo a uma demanda passada. Resolvi publicá-lo e compartilhar conhecimentos. Espero que curtam.
Procedimentos básicos de manutenção em válvulas
- Questionar e analisar a correta aplicação do equipamento em relação ao processo.
Cadê a sede de elastômero da válvula? Instalei a válvula e após pouco tempo de operação observei que estava dando passagem direta. A temperatura de entrada na válvula é acima de 250 ºC!
As válvulas são especificadas para operações e processos distintos (pressão, temperatura, fluido), e quando estas estão trabalhando em condições adversas, implicam em desgastes pré-maturos das válvulas e seus internos. A manutenção sem observar estes quesitos, ocasionará a necessidade de novos reparos em curto espaço de tempo de operação.
- Efetuar teste de recebimento.
É importante antes da desmontagem dos equipamentos, efetuar testes de recepção para avaliação do estado geral da válvula quanto à sua performance. Caso a válvula apresente visualmente excesso de danos e/ou de corrosões comprometedores nos internos, podemos desconsiderar esse procedimento. A experiência do profissional é que ditará quando devemos optar por esse teste.
- Ter em mãos as vedações adequadas ao equipamento.
Já passou o tempo que problemas com as juntas de vedações eram resolvidas com aplicação de amianto!
As válvulas operam com fluídos, temperaturas, pressões e vazões diversas, não havendo um material que atenda a todas essas condições. A utilização do kit de vedação correta é obrigatória na execução da manutenção.
- Possuir profissionais experientes em manutenção em seu quadro de funcionários
Para que serve essa peça? Ela faz parte desta “bomba de água”?
De que adianta você atender todos os quesitos para uma boa manutenção se, na hora de executar os serviços, sua equipe de manutenção não tem a experiência técnica adequada? Lembre que estamos lidando com equipamentos que operam, em muitos casos, em condições de alto risco e com consequências graves mediante mau ou deficiente funcionamento das válvulas.
- Manter uma oficina equipada com ferramentas e máquinas adequadas.
A edícula de uma casa, com 2m x 3m de área, não foi construída para efetuar manutenção em válvulas!
Ter um local compatível para recebimento, expedição, realização de teste, desmontagem, montagem, limpeza, jateamento, pintura e embalagem, bem como com equipamentos adequados à execução dos trabalhos são obrigatórios. Mesmo que o seu técnico pratique halterofilismo, lembre-se que a oficina não é academia, nem tão pouco as válvulas são halteres...
- Criar e manter históricos de manutenção.
Qual a periodicidade para manutenção de uma válvula? 1 anos, 2 anos, talvez 5 anos?
A vida útil de cada válvula varia conforme sua aplicação e operação. É aconselhável implantar um sistema para criação de um histórico de manutenção a cada intervenção, incluído registro de peças substituídas, serviços de recuperação com usinagem e solda, desgastes acentuados e outros que auxiliem na parametrização da periodicidade para futuras manutenções.
Técnico Mecânico de Usinagem - SEW-EURODRIVE
8 aA Invalv tem excelentes profissionais, da mais alta qualidade.