Processos seletivos, 'feedbacks' e outros temas correlatos

Processos seletivos, 'feedbacks' e outros temas correlatos

"[Nome do(a) candidato(a), conduzimos o processo seletivo na data e no horário combinados. Você, infelizmente, não compareceu e não nos avisou se algo ocorreu. Espero que esteja tudo bem. Sucesso em sua trajetória profissional!"

Esta é a mensagem que estou a enviar aos(às) candidatos(as) que se ausentaram de um processo seletivo que estou a conduzir. Telefonei e confirmei por e-mail todo o procedimento a eles(as), antes do agendamento.

Conclusões:

[a] candidatos(as) também faltam, sem justificativa, e não retornam aos(às) selecionadores(as). Costumo ouvir muita reclamação de candidatos(as) que não recebem 'feedbacks' dos selecionadores. Espero que os(as) reclamantes estejam todos(as) incólumes e que, no caso de não-comparecimento ou desistência do processo, comuniquem aos(às) selecionadores(as) os fatos. E que também não façam uso de justificativas esfarrapadas para o 'no-show';

[b] por falar em 'feedback', outro dia um candidato me pediu o dele. Escrevi-lhe coisas objetivas. Ele nunca me respondeu, nem agradecimento veio. Eu teria muito mais a falar sobre isso, mas o essencial se resume ao seguinte: poucos estão preparados para receber um 'feedback' "de verdade";

[c] não sou melhor e nem pior do que outro(a) profissional da área, exclusivamente por essas atitudes. Meu contexto é diferente: é o único processo seletivo que estou a conduzir, no momento. Muito fácil elevar o nível, diante dessa situação. Como trabalho há 30 anos com seleção de pessoas, reafirmo, hoje, quando atuo como conselheiro de carreiras: só reclama o(a) candidato(a) que desconhece a rotina das pessoas que trabalham com recrutamento e seleção. Dezenas de processos, centenas de currículos, pressão e preciosismo dos(as) requisitantes na busca do(a) candidato(a) ideal.

Eis a vantagem de ter trabalhado em todas as frentes de gestão de pessoas e de ter sido candidato em vários processos [ainda participo de alguns]: modéstia à parte, minha visão é mais holística.

Finalmente. a vantagem de ser professor: ensino às outras pessoas. Mas só sou bem sucedido com quem quer aprender.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Minoru Nakatsugawa M.Sc.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos