Processos & Sistemas hiperconectados
Imagem foi gerada com I.A.

Processos & Sistemas hiperconectados

Na era da Informação o fenômeno da hiperconectividade, não é apenas um efeito social, mas também empresarial pelas possibilidades oferecidas pela internet 5G, Web 3.0, API's, computação na nuvem e, principalmente, inteligência artificial conectados a diversos dispositivos. Tudo está, ou estará em pouco tempo, interligado e interconectado.

Pensando nisso, as possibilidades em combinar essa realidade a outros sistemas, além de alterar profundamente as relações das pessoas com a tecnologia, exponencializa as possibilidades de serviços e negócios possíveis pelo monitoramento por intermédio dos dados transitados entre os sistemas e as máquinas.

Na integração IoT (Internet of Things) com ERP (Enterprise Resource Planning) na indústria logística, por exemplo, pode-se automatizar a gestão de todo estoque conectando robôs coordenados autonomamente em chão de fábrica na execução de todo trabalho com o controle e abertura de chamados no sistema. Outra forte integração de IoT é com CRM (Customer Relationship Management) em dispositivos domésticos acionados por programações inteligentes dos processos a toda cadeia necessária ao ciclo de vida do produto, e a rotina do cliente.

A I.A. (Inteligência Artificial) associada a sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), cria automação cognitiva no sistema integrado de gestão, atua de forma otimizada, pois "pensará" diretamente nas melhores decisões que o usuário teria, ou não, podendo até corrigi-lo. Pode-se, ainda, combinar o uso de Business Intelligence – BI com I.A., tornando-se poderosa a análise de dados empresarias com os insights gerados pelas inteligências conectadas as informações na rede.

Todas os exemplos citados, em qualquer nível, otimizam processos e potencializam a produtividade nas organizações. Sendo pela implantação de tecnologias mais eficientes que um ser humano, pela predição de um evento ou a necessidade do cliente, redução do capital humano empregado em algumas atividades e até mesmo a eliminação de antigos tipos de trabalho, a dinâmica empresarial será mais inteligente daqui em diante.

Para alcançar a plenitude potencial no uso de uma tecnologia, recomenda-se, primeiramente, que sua aquisição esteja enquadrada na estratégia de transformação da organização. Entender relevância, custo-benefício, impactos positivos e negativos da tecnologia em outras áreas e até no cliente, são fatores de sucesso para sua implementação e tempo de vida útil na empresa.

Sendo assim, conhecer o(s) processo(s) abarcados por essa tecnologia a ser adquirida ou sistema a ser adaptado torna-se o primeiro passo estratégico para o sucesso da ação. Isso porque os processos, além de guiarem os requisitos, apontará em diagnóstico níveis de interligação de processos e informações entre áreas, expondo redundâncias, sobreposição de informações e conflitos entre elas, se há otimizações e redesenhos necessários, principalmente, se há o alinhamento a estratégia da companhia e o nos usuários e clientes.

Jedidiah Youssef

Analista de Processos | Melhoria Contínua | Gestão de Projetos | B2B | CX

9 m

Adorei seu artigo, Caroline M.! Concordo em todas as partes que você apresentou. Muitas vezes, pensamos que o avanço da tecnologia vai nos substituir, mas é importante ver esses avanços como uma oportunidade de integração nos nossos próprios projetos e processos dentro das organizações.

Helton Ferreira

Analista Financeiro | Assistente Financeiro | Analista Tesouraria | Contas a Pagar | Contas a Receber | Conciliação bancária | Fluxo de Caixa | Relatórios Gerenciais | Gestão Financeira | Cobrança | Otimização Processos

11 m

Excelente! Para pensar!!!🤔

Alex Baumgartner

Controladoria e Finanças Empresariais I FP&A e Gestão Financeira I Contabilidade e Tributário CRCSP | Controles Internos e Compliance I Mentoria e Consultoria Empresarial

12 m

Excelente conteúdo Caroline M. . A transformação das empresas a luz das IAs é a nova revolução tecnológica que estamos vivenciando.

Elaine Andrade

Coordenadora de Gestão por Processos na POUPEX/CX/CS/CXSELLING/EX/Gestão por Projetos/Gestão Empresarial/Gestão Estratégica de Pessoas/LGPD/ Green Belt

1 a

Excelente artigo. Parabéns!!

Rosana Paixão Gonçalves

Engenharia de Produção e Operações | Indústria 4.0 | Processos | Projetos

1 a

Muito bom o texto, Carol! Obrigada por compartilhar conhecimento 🌟

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caroline M.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos