Processos verbais no Coaching Sistêmico

DIÁLOGO COACH

Por: Karolinne de Sousa

Processos verbais no Coaching Sistêmico

        Vem de Mário Sérgio Cortella a reflexão da água parada. Ele nos conta que quando a água fica parada, ela fede e apodrece. E a única maneira de evitar que isso aconteça, é deixar que ela vá além dos limites, é deixar que ela transborde. Então, pense comigo. Como você tem lidado com o passar dos anos? Estão parados e sem grandes desafios ou estão transbordando de resultados favoráveis? Você ainda acredita em si mesmo ou já desistiu de superar os seus limites?

        Que tal uma sessão de Autocoaching para movimentar? Umas breves perguntas vão te ajudar a descobrir se você é o autor da sua própria história ou apenas vem seguindo o script que alguém escreveu para você:

1-   O que você quer ser? O que você quer?

2-   O que você quer ter?

3-   O que é vida, amor, saúde para você?

4-   Qual era o seu maior sonho quando criança?

5-   Qual o seu maior talento?

6-   Qual o seu talento natural?

7-   Trabalhar é esforço ou prazer?

8-   Você desiste facilmente dos seus projetos?

9-   Tem foco? Vive no presente?

        Depois dessa breve avaliação. Consegue descobrir o seu real sentido? É produtivo? Já se autorizou a ser um realizador dos seus próprios sonhos? Quer saber como superar os seus medos?

1-   Cuide dos seus pensamentos;

2-   Não se renda ao imediatismo;

3-   Busque orientação de profissionais;

4-   Ande com gente que sonhe junto;

5-   Agradeça as suas conquistas. Olhe para o que já tem;

6-   Compreenda os gatilhos que te levam a desistir;

7-   Não se dê por vencido. Recue apenas e avalie os cenários,

8-   Encontre significados otimistas. O que é família para você? o que é prosperidade? O que siginificam os relacionamentos para você?

        Aprenda a usar as perguntas em seus processos verbais, elas são ferramentas poderosas, que o Coaching Sistêmico também utiliza. As perguntas empoderam e abrem a consciência e ajudam a perceber um universo de possibilidades.

         Alguns exemplos? Pelo que sou grato hoje? Como eu criei isso? O que eu posso ser, fazer, ter, criar ou gerar, que tornaria minha vida e o mundo um lugar melhor? Esses processos verbais desbloqueiam as situações, que estão te impedindo de viver uma vida abundante e plena. Vamos para ação? O que está esperando? Coaching comigo!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Karolinne de Sousa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos