PROCRASTINAR É NECESSÁRIO
Os últimos artigos aqui no linkedin sobre a temática de procrastinar são taxativos: procrastinar é um perigo para a carreira ou atividades profissionais. Não é incomum se deparar com cursos de curta duração que ensinam a "não procrastinar" ou até mesmo profissionais se vangloriarem por não serem "procrastinadores", mas sim "fazedores". Acho importante não procrastinar, mas também penso que esse não é o nosso principal vilão frente as demandas que temos.
Por definição, procrastinar é " ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois". Talvez, o ato seja tão abolido hoje por estar na contra mão do imediato e das demandas exacerbadas que temos. Tudo é agora, precisa ser resolvido agora e procrastinar é o pecado daqueles que não levam seu trabalho a sério. Alto lá, procrastinar é necessário em tempos de imediatismo!
Para aqueles que usam com sabedoria, o ato é um protetor frente as prioridades e demandas que temos. Seja na vida pessoal e/ou profissional. Procrastinar a resolução de uma questão estratégica por saber que ela deve ser tomada frente a números e resultados ainda não esclarecidos? Sim. Procrastinar frente a uma decisão estratégica de suma importância para a organização que está sendo negligenciada? Não. Tudo é uma questão de bom senso e estabelecimento de prioridades. Não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, mas sempre há escolhas.
Em suma, procrastinar pode ser sinal, também, de saber priorizar e estabelecer uma hierarquia de necessidades frente as demandas. O ato de procrastinar ( se usado com sabedoria) é necessário e benéfico. Não é nada prejudicial! Prejudicial são as pessoas que usam o ato de procrastinar para estarem no estado de inércia. Procrastine o máximo possível aquilo que deve ser procrastinado. Priorize imediatamente o que deve ser priorizado. Simples assim.
Dra. Ana Braun
Psicóloga Clínica e Organizacional
anaclaudiabraun@hotmail.com
English > Brazilian Portuguese Game Translator
7 aOlá, sora Ana. Sim, você sempre será a minha professora, mesmo eu não tendo mais aulas de Gestão de Pessoas com você, já que troquei de curso. :P Sinceramente, eu nunca tinha visto a procrastinação dessa forma, e achei interessante a sua opinião sobre o assunto. Não é a primeira vez que leio sobre isso e, pelo que andei pesquisando, procrastinação é algo que não existe para muitas pessoas. Procrastinação é visto por muitos como uma desculpa para não fazer algo, mas muitas vezes esse "algo" não nos é nada importante, então não vemos o porquê de fazê-lo o quanto antes. Se não tentamos criar ou encontrar motivos para nos motivar a fazer algo, então aquilo vai ficar só no papel mesmo. :/ Bom, sempre acompanho os seus artigos, pois sempre falam de um assunto relevante para a nossa vida. Agradeço por compartilhar o seu conhecimento com a gente. Um beijo! ;)