Procura-se Empreendedor
O fato é comum! O interesse é grande!
Mas, será que tudo está preparado para o Empreendedorismo?
Na prática, muitas vezes, não é o que encontramos. Em muitos casos, o desejo é maior que a capacidade, o sonho maior que a realidade e a disposição, menor do que a burocracia. Em tempos de crise, fica fácil perceber que "fechar" é menos burocrático que "abrir", não só nas questões orgânicas de Municípios, Estados e Federação, mas na própria essência daqueles que buscam novos desafios e realização de alguns sonhos.
O mercado, cada vez mais exigente, busca profissionais com alta capacidade, com alto grau de desenvolvimento, experiência e dinâmica. Alguns até descrevem em suas vagas, a necessidade de que os candidatos tenham um espírito empreendedor, mas o que não fica claro, ou não se transforma em realidade é o que vem depois. Talvez por isso, historicamente o mercado de trabalho tende a desenvolver profissionais que, "em paralelo" às suas atividades cotidianas e corriqueiras, desenvolvam o sonho de um dia se tornar dono do seu próprio negócio.
Nessas horas, quando se busca conhecimento, experiências de outras pessoas e exemplos de empreendimentos bem sucedidos, acaba-se por subjulgar as dificuldades ou até a realidade de onde nos encontramos. Ora, nenhuma empresa que contrata "prodígios", está pensando em dar a eles todas as oportunidades de colher seus próprios frutos. O que elas tentam é trazer para dentro do seu universo, possibilidades de criar algo novo, inovar e até se reinventar perante o mercado. Mas, a triste realidade, muitas vezes revela que os caminhos desenhados, nem sempre são um mar de rosas e as oportunidades, nem sempre fluem com o propósito exposto durante o período da busca pelos talentos. O mundo se revela cruel e determindado a colher resultados que muitas vezes subestimam o mundo real, das dificuldades e barreiras que vão sendo colocadas nos caminhos que percorrem.
Empreender ainda é uma dificuldade, com diferenças cruciais entre os sonhos e as realidades que encontramos, principalmente se vivemos em lugares onde o mais importante é se ater aos detalhes que pouco contribuem para o crescimento de novos negócios e o desenvolvimento dos mercados.
Exatamente Paulo, excelente reflexão e a conclusão não poderia ser mais verdadeira.