Procura-se "Vaga de Experiência"

Procura-se "Vaga de Experiência"

Parece engraçado, mas o assunto é sério e também está longe de ser novidade no mercado de trabalho quando se trata de mudar de ramo de atuação ou até mesmo iniciar uma carreira nos casos onde a busca é pelo primeiro emprego.

Tenho a sensação (opinião pessoal sem base em pesquisas) de que com a crise que se instalou no mercado hoje o Brasil inicia uma nova fase, ainda tímida, na geração de empregos. Porém com o índice alto de perdas de postos de trabalho, segundo PNAD, 13,2 milhões de desempregados, em pesquisa divulgada 31 de janeiro desse ano de acordo com site UOL Economia (Empregos e Carreiras), as vagas estão muito mais difíceis para iniciantes, uma vez que profissionais “de peso” que perderam seus empregos estão disponíveis e para empregadores é uma excelente oportunidade para ter mão de obra qualificada e experiente sem precisar gastar tempo/investimento com treinamento e curva de aprendizado.

É uma fase complicada para todos, sem dúvidas, mas para quem deseja mudar de área ou até mesmo iniciar a vida profissional a situação parece pior. De acordo com o site Isto É (clique aqui para acessar matéria completa) Lúcia Garcia (Coordenadora do sistema de pesquisa de emprego e desemprego do DIEESE) fala sobre como a crise acentuou a redução de jovens no mercado nacional, justamente pelas empresas oferecerem mais espaços para profissionais maduros, segundo a coordenadora “As empresas afirmam que que eles [os jovens] não tem habilidades e bagagem e eles ainda disputam o espaço no mercado com profissionais com mais conhecimento, na faixa dos 40 e 50 anos.”

Escrevo com base em algumas pesquisas, porém mais ainda por experiência em busca de realocação no mercado de trabalho. Após finalizar a faculdade tenho realizado buscas dentro da área de Serviços Jurídicos sem sucesso, a mais simples vaga requer “vasta experiência”, “experiência mínima de 5 anos na área” dentre outras exigências do tipo. Até vaga de “Estágio/Treinee exige “já ter atuado na área” (?).

Então como conseguir experiência sem oportunidade para ter experiência? Infelizmente é um questionamento que faço, mas que não tenho respostas. Manter currículo atualizado, enviar através dos sites de vagas, e não desistir é para mim a única opção viável no momento. Fazer cursos de especialização, inglês, dentre outros, requer, na maioria das vezes, investimento financeiro, quase impossível para quem está desempregado. Leio muitos especialistas falando sobre cursos gratuitos, de fato existem, mas poucas vezes vi alguém dar o devido valor ao certificado emitido gratuitamente.

Aguardo o dia onde profissionais recém formados possam ter a oportunidade de mostrarem sua capacidade de trabalho e vontade em aprender e praticar suas atividades. Onde possam ter chance de mostrar o quanto podem aplicar o conhecimento em prol do crescimento da empresa. E me incluo nesse público “não tão jovem”, mas que busca a chance de atuar na área de formação (Direito) e adquirir a tão sonhada Experiência e segurança para exercer a profissão.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos