Procurando emprego via LinkedIn?
Todos sabemos que os processos seletivos estão sendo realizados, quase que exclusivamente por meios digitais e que o LinkedIn se tornou uma das maiores ferramentas para recrutamento e seleção de novos profissionais, não só no Brasil, mas globalmente.
Eu consegui meus últimos empregos através do uso do LinkedIn e, por isso, gostaria de compartilhar com você algumas estratégias que utilizei para aumentar a quantidade de convites para entrevistas de emprego.
Mesmo que você não esteja em busca de um novo emprego, estas estratégias podem te ajudar a reforçar sua marca pessoal e, quem sabe, te destacar para uma possível promoção.
Vamos nessa?
Seu perfil precisa ter uma forma clara de contato, por exemplo um endereço de e-mail.
Vejo regularmente o recrutador tentando contatar um candidato e não conseguir.
Com tantas opções no mercado você acha que o recrutador vai insistir por quantas vezes? Não acha seguro expor seu número de celular? Ok. Deixe um e-mail que você verifique diversas vezes ao dia.
Quanto mais conexões você tiver, maior é a chance de surgir uma oferta de emprego.
Outro dia vi um post: “Olá! Estou a procura de uma oportunidade na área de Química. Toda e qualquer ajuda é bem-vinda!” Por coincidência um amigo estava procurando um profissional com aquele perfil. Tentei enviar um convite de conexão para a pessoa, para informá-la sobre a vaga. O que aconteceu? A pessoa configurou o LinkedIn para exigir um endereço de e-mail para envio de solicitação de conexão. O que eu fiz? Indiquei outra pessoa para a vaga.
Aceite todos os convites de conexão!
Pelo amor de Deus… você está em busca de emprego e quer selecionar quem entra em sua rede de networking? LinkedIn não é Facebook ou Instagram. Aceite todos os convites de conexão, você não sabe o dia de amanhã.
Aceitou o convite, a pessoa é um(a) babaca? Te cantou? Abusou? Denuncie e bloqueie, mas não deixe de aceitar todos os convites de conexão.
Você com certeza tem em mente empresas especiais onde gostaria de trabalhar, correto?
COMO UM RECRUTADOR BUSCA POR CANDIDATOS NO LINKEDIN?
A procura por candidatos é feita pela busca automática do LinkedIn, que nada mais é que um “robô” que obedece à certo algoritmos.
O que o recrutador digita na busca?
Exemplo:
Se você colocar em seu título de perfil: "Em busca de novas oportunidades" como vejo diversas pessoas fazerem, o mecanismo de busca do LinkedIn não irá encontrar seu perfil.
O ideal é que o título do seu perfil no LinkedIn esteja em acordo com a vaga que está buscando, por exemplo: Vendedor Externo, Secretária Executiva, Analista de controle da qualidade, etc.
Recomendados pelo LinkedIn
Divulgue suas competências e o que te distingue dos demais candidatos
Os candidatos que apresentarem em seu perfil do LinkedIn o maior número de competências “exigidas” para a vaga, serão os primeiros à aparecerem no resultado da busca feita pelo recrutador. Ser um dos primeiros resultados da busca, amplia exponencialmente sua chance de ser chamado para a entrevista de emprego.
Tem gente que cria um perfil no LinkedIn, preenche todos os campos até obter o “status” de Perfil Campeão e acredita que só isto basta para que os recrutadores briguem para convidá-los para entrevistas de emprego.
Santa inocência!!!
Não basta você criar um perfil no LinkedIn para ser chamado para entrevistas de emprego, você precisa aparecer e interagir com sua rede de conexões.
É por isso que muitos dizem que o LinkedIn não funciona para recolocação!
Crie ou interaja com conteúdos que demonstrem seu nível de conhecimento.
Se você tem facilidade para escrever: escreva artigos e postagens no feed relacionados à sua área de atuação e interesse e que DEMONSTREM SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO sobre determinada área.
Não sei ou não gosto de escrever artigos!
Se você não possui facilidade para escrever, interaja com posts e artigos escritos por terceiros, dando sua opinião e RELATANDO SUA EXPERIÊNCIA em determinado assunto. Isto facilita ao recrutador perceber que você conhece profundamente sobre determinado tópico e pode acelerar sua recolocação.
Vejo muitos profissionais vendendo cursos sobre como responder perguntas durante as entrevistas de emprego.
Os candidatos selecionados para a fase de entrevista precisam “preencher” requisitos básicos para a vaga: formação acadêmica, experiência, local de moradia, etc.
Isto significa que quando você vai para uma entrevista, por exemplo, com mais 9 profissionais, todos os 10 candidatos (incluindo você) estão, inicialmente, no mesmo patamar.
Se os 10 fornecerem respostas ensaiadas (listadas como as melhores por alguns) o que diferenciará um candidato de outro?
Conheça a empresa, sua cultura, perfil da vaga, etc. Crie diferenciais!
Cada requisito que você dominar e conseguir mostrar diferencial perante aos demais candidatos, lhe deixará mais perto do “SIM”.
Evite ser igual aos demais candidatos, pelo contrário, busque se destacar!
Te desejo uma breve recolocação ou promoção de carreira!