Produção de conteúdo no Marketing Digital
É fundamental que em todos os passos do Marketing o conceito esteja enraizado em todo processo. Marketing é a ciência que estuda a necessidade e os anseios do público. Baseado nesta premissa básica e após realizar todo o Planejamento Estratégico (saiba mais sobre planejamento), é comum observar um erro comum que ainda teima em existir: a falta de conteúdo para nutrir o público em questão.
Durante o processo do planejamento, é feita a busca sobre o que o público necessita, anseia e deseja. Não adianta termos todos esses elementos em mãos se não produzirmos exatamente aquilo que o público necessita, anseia e deseja.
Nesta série sobre erros do Marketing Digital, já foi citado a questão do planejamento e da importância em se ter uma boa métrica. Agora, vamos detalhar um pouco sobre a produção de conteúdo.
Erro 3 - Não investir em conteúdo
O grande erro de muitas organizações ao utilizarem o chamado "Marketing de Conteúdo" é usar o meio digital apenas para dar publicidade ao produto em questão. O objetivo desta parte do planejamento é entregar informações precisas a todos os interessados, com o objetivo de gerar visita ao site ou a qualquer outra página da empresa, como a mídia social, por exemplo.
Esta é uma das etapas mais importantes, pois é onde a marca se tornará referência na busca por informações e conteúdos sobre o assunto principal da empresa, estabelecendo um laço de confiança e credibilidade com o público. Este tipo de relação que será determinante na hora da conversão da venda. Ao "consumir" a marca é provável que seu público vire um promotor da sua empresa, indicando e ratificando seu produto para terceiros.
O ponto principal para produzir o conteúdo é criar um Blog ou um site responsivo que tenha um espaço dedicado a este tipo de interação. Feito isso, há três itens que precisam ser levados em conta: a criação do Persona (é diferente de público-alvo, explicarei em outro post); Palavras-chave SEO; Funil de vendas.
Um erro comum é produzir conteúdo sem saber exatamente em qual momento da jornada do comprador e do funil de vendas seu cliente está. Antes de planejar o conteúdo, é fundamental conhecer como funciona este fluxo para fazer a correta abordagem do tema.
Pense numa relação entre duas pessoas que se conheceram e querem namorar. Se você souber como ela se comporta em cada etapa do dia, saberá interagir da forma correta e obter um retorno melhor. Se a pessoa não gosta de jantar, um convite pra comer fora talvez não seja o ideal. Mas e se a pessoa não comeu o dia todo e está com fome? Ai talvez seja válido...
Para ter resultado efetivo é importante entregar o conteúdo certo na hora certa. Para isso, é precisa identificar em qual fase o cliente está:
Fase 1 - Não identificou que tem a oportunidade e é preciso despertar o interesse. Usar conteúdos amplos e que despertem a atenção imediata
Fase 2 - Cliente identificou a necessidade e está pesquisando. Aqui é preciso ter conteúdo focado e com detalhes.
Fase 3 - Avaliação de opções. Conteúdo que mostra que o problema precisa ser resolvido e que há solução pra isso
Fase 4 - Decisão de compra. É preciso se mostrar diferente do concorrente e destacar as vantagens da sua marca