Produtividade Cíclica: Como ainda não estamos falando sobre isso no ambiente de trabalho?

Produtividade Cíclica: Como ainda não estamos falando sobre isso no ambiente de trabalho?

O ano era 2020. Eu, graduada em Biomedicina por uma das melhores universidades do país (minha amada Universidade Federal do Paraná ) e prestes a finalizar minha pós-graduação em Neurociência e Comportamento com os maiores cientistas da área pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , me deparo (em pesquisas individuais) com algo completamente novo e jamais antes citado em qualquer uma dessas formações:

As oscilações hormonais do ciclo menstrual influenciam o comportamento de pessoas que menstruam.

A sensação foi de fascínio e ao mesmo tempo, de extrema decepção. Como todas essas formações deixaram escapar isso? Foi aí que entendi na pele o significado de pouco interesse da comunidade científica e acadêmica no que se trata ao universo feminino. Desigualdade de gênero, mais uma vez, sendo a resposta para a minha pergunta.

Nesses 4 anos, recalculei toda a minha rota profissional com a missão de não mais permitir que essa informação não chegue a quem deve chegar - todas as pessoas. Afinal, mais da metade da população menstrua, irá menstruar ou já menstruou. E a outra metade, convive com essas pessoas diariamente. E assim, surgiu a minha empresa, Anna Müller • Educação Menstrual ).


Para iniciar esse artigo e falar - brevemente - sobre como as fases do ciclo menstrual influenciam nossa produtividade, primeiramente, precisamos partir do princípio de que TUDO no comportamento de pessoas que menstruam muda dependendo da fase do ciclo em que se está.


Se você não estava sabendo disso, agora saiba: As diferenças em nosso comportamento são MUITO pronunciadas!


A razão pela qual isso acontece é porque os hormônios sexuais, principalmente estrogênio e progesterona, tem ação sistêmica e não apenas impactam em nossa fertilidade (como nos é ensinado desde cedo, como se o ciclo menstrual-ovulatório fosse “inútil” se você não deseja gestar em breve e até mesmo uma grande maldição). Participei recentemente do Podcast Eu Menstruo e falamos especificamente sobre esse tema, você pode conferir aqui.


Os níveis dos hormônios Estrogênio e Progesterona sobem e descem de forma ritmada e previsível durante o ciclo menstrual. E a ausência ou presença deles influencia diretamente em nosso comportamento.


Em seguida, irei listar alguns sintomas comportamentais possíveis de cada fase do ciclo menstrual com relação à produtividade e habilidade cognitiva (lembrando que o ciclo menstrual compreende todo o período entre o primeiro dia de uma menstruação até a próxima menstruação) - e que a duração média desse ciclo é de 28 dias, por isso, iremos considerar esse ponto de partida nesse artigo (porém, ciclos saudáveis podem oscilar entre 24 e 36 dias).


A menstruação marca o início de um novo ciclo (dia 1) e…


> Durante a fase menstrual (do início da menstruação até o último dia de sangramento, aproximadamente entre os dias 1 e 7 do novo ciclo)...


Os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos e, consequentemente, há uma tendência para que as suas habilidades cognitivas não estejam no auge. É completamente natural se sentir mais cansada durante essa fase, sentir necessidade de mais horas de sono e sentir que o raciocínio está mais lento que o habitual. 

A chave da produtividade cíclica é se preparar para receber essa fase. Se você sabe que terá uma reunião extremamente complexa ou precisará trabalhar em um projeto que demanda muito de você, se organize com antecedência, reorganize as demais tarefas para ter a cabeça mais limpa para essas tarefas prioritárias e chegue nesses dias com maior preparação. 

E, quando possível, tente adiantar ou adiar tarefas cognitivamente demandantes.


Pois, após a finalização dessa fase, se dá o início da…


> Fase pré-ovulatória (aproximadamente entre os dias 7 e 14 do ciclo menstrual)

Nessa fase, os níveis de estrogênio estão subindo mais e mais a cada dia, o que faz com que a sua disposição suba exponencialmente, assim como a sua criatividade e agilidade mental. É hora de “compensar” os dias da fase menstrual e dar aquele gás nos projetos. - Com toda essa energia, você também pode sentir uma certa dispersão, ansiedade e hiperatividade, dependendo do seu perfil.


Em seguida, chegamos ao auge do ciclo menstrual:


> A fase ovulatória! (em média entre os dias 15 e 21 de cada ciclo)

Os níveis de estrogênio alcançam seu pico, e nossas habilidades comunicativas e cognitivas acompanham esse movimento. Ótimo momento para tomadas de decisão, execução e mão na massa. Costuma ser a fase em que olhamos para a nossa lista de tarefas às 11h da manhã e pensamos “nossa, já terminei tudo?”

Logo após o pico de estrogênio, a ovulação acontece e temos o início da subida do hormônio progesterona, que, ao contrário do estrogênio (que é um hormônio excitatório), age como um hormônio calmante


Nesse momento, adentramos na…


> Fase pré-menstrual (entre os dias 22 e 28)

No início dessa fase, ainda com a progesterona nas alturas, podemos ficar mais detalhistas (e até mesmo pessimistas), calmas e com visão ampla. Emocionalmente falando, podemos iniciar um processo de sensibilidade maior, que costuma aumentar até a chegada da nova menstruação.

Porém, essa fase não precisa ser uma TENSÃO. Podemos aproveitar o melhor desse padrão hormonal com as atividades que nos requerem maior análise e cautela e esse pode ser um ótimo momento para checar resultados e redefinir a rota de grandes projetos.


E então, a nova menstruação chega e... Tudo de novo!


Você provavelmente chega ao fim desse artigo se perguntando: “mas como é que isso pode ser aplicável no dia-a-dia de um trabalho em que não sou eu que defino minhas prioridades?”


Essa é uma conversa extremamente profunda e que remete ao início deste artigo. Por mais que cada vez mais as empresas estejam compreendendo a importância da diversidade na formação de equipes, ainda assim, não vivemos em um sistema que acolhe um funcionamento cíclico (o que nos faz esperar de nós uma linearidade inexistente e traz intensa frustração, mas, isso é papo para outro artigo). 


A proposta aqui, portanto, é começar por você que está me lendo. Sim, você


Se você é uma pessoa que menstrua, comece a identificar esses padrões na sua vida e no seu dia-a-dia do trabalho. Individualmente, analise como pequenas mudanças podem te ajudar a respeitar mais os seus ritmos - e se alinhar a eles, ao invés de seguir tentando lutar contra algo que simplesmente É

Se você está atualmente em posição de liderança, comece a observar isso em seu time e a humanizar a possibilidade de olhar para a produtividade a partir de um novo ângulo.


Por aqui, por enquanto sigo sonhando com uma transformação não apenas individual e sim do sistema e com uma sociedade que compreenda que o único caminho para a REAL equidade é compreender quais são os recursos e necessidades individuais de cada ser humano - e fugir da compreensão do nosso funcionamento natural para isso acontecer faz com que a conta simplesmente não bata.


Entrar em contato com essas informações pode trazer um misto de sentimentos. Por isso, tenha em mente o sistema em que vivemos ao encarar suas percepções sobre esse texto. E claro: me mantenho a disposição para conversarmos sobre. (E para trazer esse tema com muito mais profundidade e aplicabilidade ao seu time em ações corporativas).


"A igualdade de gênero só poderá realmente funcionar quando for igualmente compreendido para homens e mulheres quais são seus recursos e necessidades INDIVIDUAIS.” - Frase do editorial “From Sex Differences in Neuroscience to a Neuroscience of Sex Differences: New Directions and Perspectives”


Sentiu vontade de se aprofundar?

Aqui ficam algumas referências:


Têisi Colares da Silva

Advisor Sistêmica de Negócios | Consteladora Organizacional | Mentora e Palestrante

10 m

Sensacional!!

Tão necessário trazermos cada vez mais essa discussão à tona, Anna. Entender sobre como o ciclo influencia na minha vida, e inclusive, na minha produtividade, foi transformador. Sigo aprendendo e me adaptando cada vez mais. Você é necessária demais. Desejo que esse tema chegue para muitas mulheres, empresas e pessoas em geral. Gratidão pelo post extremamente relevante. 💖 🌹

Incrível ter pessoas como vc Anna trazendo esse assunto a tona. Tive a honra de ver já 2 palestras suas e minha admiração segue crescendo. Parabéns!!

Conteúdo incrível!! Anna, seu trabalho mudou muita coisa na minha vida em menos de 15 dias! Autoconhecimento, organização, produtividade, bom humor… ! Parabéns por sua dedicação! Beijo

Juliana Schmidt

Operations Manager at Salesjobs, a Agência Tech da The Foursales Company

11 m

Anna, admiração enorme por você e toda transformação que tem feito na minha vida! Obrigada por me ensinar tanto sobre este tema ainda pouco falado!! Contado os dias para tirarmos do chão uma ação corporativa por aqui! 😍 💖

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos