Produto de software para inovar: um meio, e não um fim!
O desenvolvimento de um produto de software é uma possibilidade de inovação para diversas empresas. Mas além disso, é fundamental que a implementação desses softwares esteja aliada a constantes e ativas metodologias de aperfeiçoamento dentro das organizações que buscam escalabilidade.
O produto de software é fundamental para auxiliar o crescimento de empresas, facilitar e flexibilizar processos, organizar trabalhos e potencializar marcas. Essas tecnologias trazem avanços significativos em termos de produtividade e inovação. Além disso, geram automação de tarefas, minimização de erros e mensuração de resultados.
Mas, ao fim da implementação de um produto de software em uma empresa, o processo de inovação deve continuar ativo e constante, tanto na área tecnológica como em todos os outros setores, através de pesquisas e atualizações.
Mas afinal, o que é um produto de software?
Um produto de software nada mais é que um software desenvolvido para satisfazer as necessidades de um determinado segmento e que possui usuários ativos. Isso significa que esses softwares são desenvolvidos de forma personalizada para gerar soluções para resolver problemas, através de ferramentas dentro de uma plataforma.
Nesse sentido, eles podem ser desenvolvidos tanto para consumidores finais, como para a organização interna de empresas. Assim como de forma mista, atuando para o usuário como para a empresa.
Como um produto de software favorece a inovação de empresas?
Empresas nativas digitais têm um produto de software como seu núcleo. É esse software que leva serviços e soluções para os usuários e toda a empresa gira em torno dele. Sendo assim, aqui vamos falar como empresas tradicionais podem inovar com um software.
Nas empresas tradicionais seus produtos ou serviços não estão ligados de forma direta a softwares. Mas, isso não impede que a empresa se insira no meio digital através da adoção de estratégias de inovação. Utilizando da tecnologia digital para gerar escalabilidade do seu negócio.
Nessas empresas o produto de software é um facilitador de processos. Podendo gerar redução de custos, maior alcance de clientes, melhora no diálogo e automatização dos processos.
Como inovar depois de implementar um produto de software?
Como dito anteriormente, o processo de inovação é constante e deve se manter ativo em toda a empresa. E esse conceito deve continuar válido após a implementação de um produto de software e demais implementações tecnológicas. É possível através da utilização desses produtos, desenvolver estratégias de aperfeiçoamento.
Além disso, é necessário sempre manter pesquisas ativas dentro da empresa. Pesquisas em relação ao mercado, em relação à utilização do produto de software e em relação a toda a área digital. Dessa forma, a organização sempre estará conectada às novidades do setor. E com isso, o processo de inovação se torna ainda mais eficiente e ágil.
Recomendados pelo LinkedIn
Outras metodologias de inovações
Além das inovações tecnológicas, como é o caso a implementação de um produto de software é possível implementar uma grande variedade técnicas e metodologias ágeis nas empresas que propicia a constante inovação dos setores. Conheça alguns desses métodos.
Design Thinking
A técnica de Design Thinking é utilizada para organizar ideias e buscar soluções para soluções para problemas. Ela é realizada de forma coletiva e colaborativa exercitando o pensamento crítico e criativo de colaboradores de diferentes áreas de atuação.
Design Sprint
A metodologia do Design Sprint foi desenvolvida por designers do Google que buscam mapear, desenhar, estruturar e testar ideias sobre soluções digitais. Como no caso de desenvolver um produto de software. Sendo tudo isso feito em apenas cinco dias. Conheça mais sobre a metodologia em nosso blog post sobre o assunto.
Business Model Innovation
A metodologia Business Model Innovation exige que as empresas identifiquem quais de seus processos, produtos ou serviços podem ser melhorados. E com isso, desenvolve-se estratégias para formação de novas parcerias, implementação de tecnologias e diversas outras ações.
Lean Inception
O Lean Inception é um processo colaborativo onde se estabelece estratégias e premissas para desenvolver um produto digital novo ou reformular um produto já existente. Com isso, é possível alinhar expectativas entre diferentes setores da empresa em relação ao produto.
Conclusão
Portanto é possível inserir diversas metodologias e ferramentas no dia a dia das companhias para manter constante o hábito de inovar. E com isso potencializar os avanços da marca. A tecnologia é uma grande aliada nos processos de inovação de uma empresa. Porém, é necessário aliar o produto de software a outras metodologias de inovação que acompanhem todos os setores do negócio.
Na Evoluum você encontra uma equipe especializada para inserir a sua empresa no mercado digital. Fale com a gente!