Professor Veloso
A ÁGUA
Do Oxigênio e Hidrogênio invisíveis, surge a água, nela surgiu a vida invisível (microscópica) que criou a atmosfera azul, o verde das plantas, a verdura da Terra. O verde dos campos, gerado pelas águas, vem do Sol. Pois os campos são verdes por não absorverem a radiação verde. Como as cores das flores são ondas de luz não absorvidas pelas flores e o perfume é seu canto, vibração harmoniosa de seus átomos.
A ciência diz que todos nós, animais ou plantas, temos o mesmo antepassado microscópico, surgido nas águas argilosas dos tempos primitivos. Quase todas as religiões, desde as tradições: judaico-cristã, mesopotâmica, até a dos índios da Amazônia, falam da vida humana a partir de um homem feito de barro, por Deus, isto é da argila amassada na água. Já para os gregos antigos, Zeus criou Vênus, a mais bela mulher, da espuma do Mar. O ser humano é 70% de água.
As tribos indígenas do Amazonas achavam que o homem branco tinha roubado o espelho à água. O som do mar ficou preso na orelha do caracol marinho e dizem que o coqueiro precisa ouvir o barulho das ondas do mar para poder se desenvolver plenamente.
A perfeição da natureza pode ser demonstrada na neve, que é água. Não existem dois flocos iguais em simetria, complexidade, desenho ou originalidade entre os bilhões que caem diariamente. A natureza cria variações sem fim, no mesmo tema ou simetria.
Os rios correm para o mar, mas a energia que os faz correr é a do Sol. Apagada, deixaria de se movimentar. A energia de todo o Universo é a mesma dos rios, vinda do interior das estrelas. Microondas ou ondas curtíssimas, que se alongam ao perder calor e vão ter finitude nas praias distantes dos confins do Universo.
A vida saiu do mar, por isso esse vai-vem do oceano em nossas veias e o influxo da Lua sobre nós. O ato essencial da procriação é sempre em água. A água provocou a organização que resultou na vida, que como a inteligência nasceu nos Oceanos. Nadando na água do ventre cresce o embrião e mesmo depois suamos e choramos água do mar. Nosso sangue é salgado como o oceano e a proporção de sal é a mesma.
O olho que é 80% de água e o restante, albumina e sal, foi formado por lentes de células da pele, tornadas transparentes. Criado na escuridão aquática do ventre para ver a luz, que vem do fogo. Vemos através da água. Aliás, nós não vemos a luz, percebemos os seus efeitos nas moléculas dos olhos. Vemos a realidade externa, através dos olhos que captam ondas luminosas refletidas na superfície dum objeto, que é reconstruído no cérebro através dos neurônios e ondas elétricas dos axônios.
Na carta de Pero Vaz de Caminha, relatando ao Rei D. Manuel a descoberta do Brasil, faz importante referência às águas: As águas, nelas (terras) são muitas, infindas, e de tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á tudo nela, por bem das águas que tem
O Deus-Humano, CRISTO, morreu na Cruz, pedindo água.
DIA DOS PAIS
(para minha filha Emanuela)
Quando eu for apenas uma lembrança
Um retrato que alguém guardou na gaveta
Entre papéis velhos que nada valem
Uma imagem mental que poucos recordam
No orbe terrestre há muito não me encontrar
Pois estarei num universo insondável
E nenhuma de tuas súplicas ou perguntas
Tiver de mim a mais leve resposta
Fica certa que continuarei olhando por ti
Sussurrarei à tua mente palavras de carinho
Sorrirei contigo quando estiveres feliz
E na tristeza, chorarei através dos teus olhos
Fitar-te-ei indo ou vindo do trabalho
Ou quando descansares após as tarefas
Em meu carinho repousa todo teu cansaço
Minha alma se une à tua, meu amor te aconchega
Ouvirás as sinfonias cósmicas do tempo e espaço
Por um inefável carinho que não se explica
Murmurarei a teus ouvidos palavras de amor
Como um suave acalanto te acompanhando
Penetrarei na tua consciência para te consolar
Para que tua alma sinta minha presença secreta
Eternamente contigo no âmago do teu ser.
Orientar-te-ei usando tua razão e consciência
Amarei a todos através do teu, do nosso amor
Falarei contigo sem que escutes, mas percebas
Tu não poderás me falar abertamente
Mas sentirás minha presença a teu lado
Porque andarei a teu lado protegendo-te
Dos perigos com meus braços invisíveis
Talvez me reconheças ouvindo minha voz
No silêncio da noite ou durante o sonho
Pois é a mesma de quando vivia na Terra
Mesmo que seja apenas um sonho para ti
Lembra que és também um sonho para mim
Embora estejamos despertos no amor
Não posso interagir fisicamente contigo
Mas nem imaginas como te amo tanto, tanto
E quando compreenderes como compreendo
Que somos apenas um sonho divino
Eu sou aquele viajante que retornou para casa
Mas meus pensamentos e meu ser continuam
Abençoados por um amor que ama sem nome
Senti-los-ás onde que estejas em tua jornada
Que meu amor seja o acalanto secreto de teu viver
Permitindo que minha alma junte-se à tua
Vivendo despertos num sonho, encanto de amor
Onde a família se reúna no infinito espaço
E digas: Eu e minha família, somos apenas UM
UMA HISTÓRIA DE NATAL
Na antevéspera de Natal, todos os funcionários iriam se confraternizar no final do expediente. Haveria uma festa com diversas comidas e bebidas e por fim sorteio do amigo oculto. Porém antes, no início do trabalho, dezenas de cartas dirigidas a papai Noel e recebidas do Correio foram sorteadas entre os empregados que se propuseram a atender algum pedido de crianças de famílias carentes desta cidade. Crianças que nenhum deles conhecia.
Thaís apanhou um envelope qualquer, abriu mas para sua surpresa não era dirigido a Papai Noel, mas ao Menino Jesus. “Querido Menino Jesus, escrevo para Ti, pois agora sei que Papai Noel não existe e só Tu podes atender a meu pedido”. Há bastante tempo, quando eu tinha seis anos, minha mãe abandonou nossa casa e nunca mais voltou ou tive notícias dela. Ela teve razão para isso, pois meu pai quando bebia xingava-a, quebrava tudo e por vezes ameaçava lhe bater e às vezes batia. Foi embora dizendo que Deus não exige sofrimento, tristeza e sacrifício em nome do amor. Se o marido a maltratava era preciso por fim ao abuso para o bem dele porque ninguém é dono da vida de outra pessoa. Mas eu, a quem eles dois colocaram no mundo, fiquei órfão de uma pessoa viva. Por favor Deus Menino encontre-a para mim e lhe diga que estou sofrendo muito.”
Desde que ela abandonou o lar eu nunca mais me senti bem, adoeço com frequência e na escola sou um dos piores alunos. Minha avó e meu pai, quando sóbrio são bons para mim, mas ninguém pode substituir minha mãe. Se ela souber que me encontro doente e não consigo melhorar, ela vai dar um jeito de voltar para me ver. Menino Jesus fala para ela voltar, só Tu sabes onde ela está, eu não sei por onde anda mas ela sabe onde é nossa casa. Quando Thais leu isto, seus olhos se encheram de lágrimas. Era a carta de seu filho. O grupo estava animado a confraternização de fim de ano que ocorreria esta noite. Mas o pensamento dela estava num subúrbio distante onde um dia foi seu lar Acreditou que não existe o acaso e que a carta não lhe chegou às mãos por casualidade, mas por desígnio divino. Virou-se para os colegas dizendo: Não vou à festa de logo mais, me perdoem mas tenho um assunto urgente para resolver. Mas você estava tão animada, foi sua ideia do amigo oculto! Isso nada representa perto do que preciso fazer agora. Pegou um taxi e foi para o subúrbio. Bateu na porta, entrou. O marido embriagado nem a notou. Mas filho que estava encolhido num canto, correu para abraçá-la, Eu sabia que o menino Jesus ia trazer você para mim Ela abriu os braços e disse apenas: Meu filho!
Antonio Veloso