Professor, você está diante de um bom aluno quando...

Professor, você está diante de um bom aluno quando...

Professor, você está diante de um bom aluno quando...

(Professor e alunos)

 1-...Quando você coloca a matéria na lousa e ele entende antes mesmo de a explicar...

2-...Quando você explica ou faz “conta errada” e ele, polida e educadamente o corrige.

3-...Quando uma boa explicação basta. E ele, o próprio aluno, dá vários exemplos para iluminar a explicação...

4-...Quando nos trabalhos e seminários ele é o “cara”. Se dele você espera o melhor, não raro surpreende-se com o excelente!

5-...Quando ele termina a lição corretamente e ajuda outros colegas com dúvidas a terminarem com correção. O saber é mágico, se multiplica quanto mais o dividimos!

6-...Quando ele não falta, é disciplinado e sempre um dos primeiros a chegar e o último a sair. Sua postura educada, caderno organizado, boas notas e frequência regular falam por si.

7-...Quando ele se candidata a representante de sala e é eleito por unanimidade. Educado, respeitoso, ativo e participativo, é um representante que representa e que não é representado...

8-...Quando ele estuda em aula e complementa os estudos em casa. É importante carregar livros nos braços e ter o saber na cabeça. A inépcia é a treva da mente: a sabedoria limpa-a, pule-a e deixa-a reluzente!

9-...Quando, por ele, você parametriza o grau de dificuldade da lição ou exercícios propostos. Se ele não sabe fazer, em geral a sala também não sabe... Destarte, há que “recalibrar” os enunciados para temas mais simples e fáceis.

10-...Quando ele vem a você educadamente para conversar, esclarecer uma dúvida da aula, pedir conselho de negócios, dicas de trabalho... Quando vem para criticar, falar mal de outros professores, reclamar de faltas injustificadas, reivindicar notas “irrevindicáveis”, aí, sem dúvidas, você está diante do típico mal aluno...

Prof. Inácio Dantas

Extraído do livro (Ebook)do Autor "Ser Professor. Pequena bíblia do Professor"

adquira no portal https://goo.gl/dzqjaj

*Inácio Dantas é Economista, Contabilista, Escritor (34 livros editados, sendo 4 no México em espanhol), Professor universitário de Ciências Sociais Aplicadas, Colunista semanal em 20 jornais no Brasil.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Inácio Dantas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos