A profissão contábil, nos seus 75 anos.
Madura, vivaz e aguerrida.
A profissão contábil acabou de completar 75 anos de reconhecimento social.
A valorização do papel essencial que o profissional da contabilidade exerce é fruto do trabalho de todos aqueles que nos antecederam; e, hoje, nós, profissionais da contabilidade, temos o compromisso de levar adiante esse legado.
Além da definição como profissão reconhecida, a profissão contábil também se diferencia por ser uma profissão regulamentada. Ou seja, para exercê-la é necessário, além da capacitação técnica, obter o registro junto ao Sistema CFC/CRCs, autarquias federal e estaduais, que além de registrar têm a tarefa de fiscalizar a correção dos profissionais.
As profissões regulamentadas são responsáveis por elaborarem seus códigos de ética, disciplinando a conduta de seus profissionais para as normas éticas e morais que esses devem seguir.
Particularmente nesse momento histórico, onde o avanço tecnológico provoca importantes modificações comportamentais e da realidade das economias de todo o mundo; onde as empresas se veem sob o constante escrutínio social, as ações de compliance, melhoria de processos produtivos e de transparência exigem dos profissionais contábeis cada vez mais expertise técnica e conhecimentos avançados, tornando esta uma profissão muito mais consultiva que operacional.
O profissional da contabilidade traz uma base sólida de conhecimento e experiência construída passo a passo, que resulta em soluções eficazes, de alta confiabilidade e adequadas à responsabilidade que a atuação exige.
Além desse claro protagonismo no cenário econômico, a profissão contábil também se mostrou altamente eficiente no que diz respeito aos avanços sociais, como por exemplo, a isonomia de gêneros. Na profissão contábil as mulheres têm tido total acolhimento, tanto que já perfazem praticamente 44% dos profissionais ativos. A profissão contábil é uma das mais promissoras carreiras para as mulheres, porque além da receptividade de colegas e empresas, dispõe das características necessárias à saudável relação vida profissional e vida pessoal.
Na esfera cidadã, a profissão contábil representa uma das maiores armas contra a corrupção. A atuação na área publica ganha peso a cada dia e permite que os controles sociais sobre os gestores públicos sejam mais assertivos.
Nosso trabalho é basilar para controlar o resultado orçamentário, patrimonial, operacional, financeiro e contábil das entidades, visando à conformidade legal e ao equilíbrio das contas públicas e é exatamente essa a expectativa da sociedade.
Como resultado da complexidade e da evolução da Ciência Contábil, tanto na área pública quanto na privada, a todo momento surgem instrumentos capazes de tornar mais eficientes os processos administrativos de governança. Essa evolução é muito bem-vinda e vai diretamente ao encontro das expectativas por uma gestão pública mais eficiente, enxuta e transparente.
Além dos benefícios óbvios para o estado, este controle evita que os gestores sejam responsabilizados civil ou criminalmente pelos atos à frente da administração pública; e essa percepção tem feito com que os profissionais sejam mais requeridos pelos gestores, tornando a carreira nessa área ainda mais interessante.
Chegamos aos 75 anos com o orgulho e a compreensão de nosso papel na complexa equação de propósito, cidadania, independência financeira e desenvolvimento humano.
Mais viva do que nunca, temos em mãos uma profissão madura e jovem ao mesmo tempo. Pujante e desafiadora. Uma profissão de contínuo aprendizado, capaz de alimentar mentes curiosas e trazer conquistas financeiras e pessoais.
Rosa Maria Abreu Barros
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRCMG
presidencia@crcmg.org.br