Profissão: Psicólogo(a)
O(A) Psicólogo(a)
Dia 27 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do(a) Psicólogo(a), data da regulamentação da profissão no Brasil que ocorreu em 1964. Embora a psicologia já esteja consolidada como campo de prática em diferentes setores da sociedade, como a saúde, educação, assistência social, esporte, recursos humanos, judiciário, entre outros, há muitos desafios frente as novas demandas que se apresentam no atual contexto de sociedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o primeiro no ranking internacional de países com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade — são 9,3%, aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros, sendo também o quarto com maior número de pessoas com depressão – 5,8%. Entre os motivos, destaca-se os impactos da violência, da crise econômica, do uso intenso de tecnologia e atualmente os efeitos da pandemia da Covid19 para um aumento significativo de agravos à saúde mental da população no Brasil. Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde, atualmente estima-se que pelo menos 30% da população brasileira apresentou alguma necessidade de cuidados em saúde mental no último ano de 2020.
Esses dados apontam a relevância da psicologia nas ações de prevenção e promoção em saúde mental à população. A psicologia contribui com a sociedade e com o indivíduo na perspectiva auxiliar para uma melhor compreensão sobre si, sobre sua história e de como constrói e vivencia o presente e as expectativas para o futuro, assim como estabelece suas relações com o outro e a sociedade.
O psicólogo não atua somente em casos em que o usuário apresenta um quadro de sofrimento psíquico ou transtorno mental já estabelecido, mas em ações preventivas seja no âmbito individual e/ou coletivo, visando minimizar os danos à saúde da população, por isso a importância do psicólogo em diferentes espaços da sociedade, como na área escolar, das políticas de direitos humanos, inclusão e cidadania, na saúde do trabalhador, assim como em espaços públicos e privados no planejamento e implementação de ações preventivas e de acompanhamento em saúde mental.
Recomendados pelo LinkedIn
Marco Aurélio de Rezende - Psicólogo - CRP 05/27536
Assessor Técnico de Saúde Mental -SMS/RJ
Doutorando e Mestre em Saúde Coletiva -IMS/UERJ