Profissões do futuro - que empregos virão até 2030?
O futuro do trabalho
No início de 2014, testemunhei um confronto curioso entre um casal. A mulher estava dirigindo e seu marido estava lhe dando instruções constantes. A certa altura, o Waze (o sistema de navegação baseado em GPS) deu-lhe instruções que conflitavam com as do seu marido.
Ela obedeceu ao waze. O marido ficou inconformado, mas como ela disse - "confio no waze".
O marido dela agora é quase inútil como navegador (GPS humano), quando comparado a um dispositivo portátil que todo mundo tem. É uma mudança de papéis, com o qual nós, como seres humanos, precisaremos nos acostumar nos próximos anos. Robôs IA (Inteligência Artificial) ocupam lugares de trabalho nos últimos duzentos anos e agora estamos chegando a um momento em que a inteligência artificial está competindo com a biológica. Como isso nos afetará, como seres humanos, como pais e mães que precisam sustentar suas famílias? O que faremos em um mundo onde não há necessidade de trabalho? E quais empregos são seguros (até agora) para nossos filhos e netos?
Nesta palestra, vou abordar todas as opções acima, explicar quais empregos e profissões estão em risco e o que o trabalhador de hoje precisa fazer para manter seu local de trabalho.
O Futuro, um desafio que já começou
O mundo do trabalho do futuro será completamente diferente. Com novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, bem como a digitalização contínua de todos os setores, as empresas e seus colaboradores enfrentarão desafios completamente novos. A partir de 2023, de acordo com algumas previsões, algumas imagens de emprego como as conhecemos hoje serão totalmente automatizadas, o que já vem acontecendo, ao mesmo tempo em que novos setores e campos ocupacionais surgirão para os quais devemos preparar a próxima geração hoje.
Cientistas de dados e detetives de dados
Os dados será o combustível do século XXI. Através dos dispositivos em rede e da coleta, curadoria e processamento contínuos de informações, teremos que lidar com 35 zettabytes de dados até o próximo ano. No entanto, existem muitos tesouros ocultos nesses conjuntos de dados que devem ser descobertos primeiro. Os perfis de trabalho como o Data Scientist ou o Data Analyst estão, portanto, mais procurados do que nunca. Mas se quisermos ir um pouco mais fundo, a partir de 2023 haverá campos ocupacionais, como o detetive de dados, que buscará pequenos traços nos dados que possam ter um grande impacto em todo o campo comercial.
Planejador de cidade cibernética
Nossas cidades estão se tornando cada vez mais inteligentes. As cidades inteligentes estão se tornando cada vez mais prováveis devido à Internet das Coisas (iOT). Mas por trás de todos os dados e redes vinculados, é preciso haver ordem. Em um ambiente complexo, como o planejamento urbano, você deve ficar de olho no quadro geral e entender as oportunidades e os desafios do futuro cibernético. Isso requer visionários e planejadores que projetam processos com extrema eficiência.
Construtor de viagens de realidade aumentada
Não é apenas no mundo real que um arquiteto experiente é necessário, mas também no ambiente virtualmente enriquecido, uma ordem é necessária. Já temos uma enxurrada de informações que podem ser intensificadas por conteúdo virtual que pode ser projetado diretamente em nosso campo de visão. É por isso que precisamos de um curador que regule as mensagens e as mantenha dentro de limites administráveis.
Estas são apenas algumas das profissões que nos aguardam no futuro próximo.
Os efeitos da computação de ponta, inundação de dados e automação nas profissões.
O mundo do trabalho do futuro será completamente diferente. Como já mostrado na acima, existem profissões interessantes que serão relevantes em alguns anos devido ao big data e à mídia imersiva. Mas também curar as próprias informações e promover a personalidade são relevantes no futuro próximo.
Digital Coach
Vivemos um tempo de aprendizado ao longo da vida. O treinamento descentralizado é particularmente relevante para muitos indivíduos e empresas. Os treinadores digitais se tornarão ainda mais relevantes no futuro. Como professores e mentores em todo o mundo, os colaboradores do futuro podem se tornar aprendizes e professores e compartilhar seus conhecimentos.
Curador de Memória Pessoal
Até 2030, teremos uma quantidade quase incontrolável de dados para gerenciar. Com informações, dados de acesso e nosso conhecimento espalhados pela rede, precisamos de alguém para manter as informações unidas quando não temos tempo ou habilidades digitais. O Curador de memória pessoal estrutura as informações e ajuda a encontrar os dados corretos.
Parceiros de conversação
Provavelmente parece estranho a princípio, mas uma profissão central no futuro será o interlocutor. Nos tempos de uma sociedade digitalizada, o contato pessoal com pessoas reais será ainda mais importante. O interlocutor é, portanto, um trabalho importante para a inteligência social da sociedade digitalizada.
Como essas profissões mostram, o futuro não será apenas baseado em tecnologia, mas também exigirá muitas competências pessoais. Por esse motivo, são necessárias não apenas habilidades digitais, mas também sociais, o que devem ser promovidas.
Como andam as suas competências, vocês já sabem quais são as mais procuradas na indústria dos Recursos Humanos?