Profissional de Mídia x Social Media

Profissional de Mídia x Social Media

Muito antes da profissão de Social Media existir, já existia um cenário de desconhecimento sobre o que é ser um Profissional de Mídia. Quem dirá atualmente! Há uns 8 anos atrás, se você perguntasse pra qualquer publicitário o que um Mídia faz, ele não saberia dizer (há não ser que você fosse mídia). Com o crescimento do uso das redes sociais, e as empresas cada vez mais ativas nas redes, as profissões de Mídia e Social Media ficaram ainda mais confusas de entender.

Em 2011, recém graduada em publicidade e propaganda, tive a oportunidade de trabalhar num departamento de mídia de agência de publicidade. Nesta época não existia o Instagram como é hoje, nesta época falar em mídia digital, se resumia banners em sites e portais.

Mas sem muito blá blá, vamos falar das diferenças entre cada uma dessas atividades tão importantes para a veiculação de uma campanha (seja ela online ou offline).

O profissional de Mídia faz a ponte entre agência e veículos de comunicação, desenvolve os mapas de mídia, do início até a compra. É o responsável pela veiculação de uma campanha publicitária.

Já o Social Media ou Analista de Redes Sociais, é responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais. Ele planeja, desenvolve, cria, publica, realiza interações, analisa e mensura todo o resultado obtido com as mídias sociais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Falando de mídias tradicionais como televisão, rádio, jornal, mídias out-of-home (busdoor, front-light, painéis de led, entre outros). O Profissional de Mídia é o responsável pela veiculação da campanha. Essa pessoa entra em contato com os veículos de comunicação, faz a negociação dos valores, elabora os mapas de mídia, aprova com o cliente, pra finalmente realizar a compra dessa mídia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Já deu pra perceber aí que um "Mídia" é bem diferente de um "Social Media", não é mesmo? Pra começar pelas atividades, um profissional de mídia precisa literalmente estar em contato com todos os veículos de comunicação, como a televisão, rádios, revistas, entre outros. Mas existem diferenças primordiais que diferem um Profissional de Mídia de um Social Media.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Basicamente o profissional de mídia é o responsável por toda veiculação de uma campanha publicitária, essa veiculação em vários canais, principalmente os tradicionais (Televisão, rádio, revista, mídia out-of-home, cinemas e entre tantos outros). Para ocorrer todo esse trabalho é necessário várias etapas. Dentre elas o que ja falamos aqui, a negociação com o departamento comercial dos veículos, até o momento da aprovação e compra desta mídia. A compra desta mídia é feita através de "Mapas de Mídia", são eles por softwares de gestão de agências (como o Sistema Publimanager ou Siga por exemplo), assim como esses mapas de mídia podem ser feitos no próprio Excell (neste caso, a agência deve sempre manter o controle das numerações dos mapas).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No modelo que coloquei acima, é apenas um exemplo de um mapa de mídia feito no Excel. Cada mapa vai ser personalizado de acordo com a campanha em questão, logo cada mapa de mídia que você enviar para um veículo deve conter uma numeração, e através desta numeração, os veículos irão veicular sua campanha e preparar a nota fiscal para faturamento entre agência e cliente (no caso o anunciante).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tive a oportunidade de trabalhar por mais de 5 anos como profissional de mídia em agência de publicidade tradicional. E também como Social Media em agências de marketing digital. E ainda percebo pouca informação sobre as diferenças entre essas duas atividades. Mas sempre que lhe surgir a dúvida, se pergunte: "Como esse comercial que estou assistindo durante a minha novela preferida vai ao ar?" Então, é justamente o profissional de Mídia que faz esse trabalho, e não o Social Media. Assim como, o Social Media que faz o trabalho da gestão das redes sociais de uma empresa, e não o "Mídia".

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vale sempre lembrar que mesmo com o crescimento das mídias digitais, as mídias tradicionais ainda são importantes em uma campanha. E por quê não agregar as duas? Durante um comercial de televisão por exemplo, colocar o QR-Code levando o consumidor a uma página promocional por exemplo? Assim, como grandes marcas já fazem esse tipo de campanha, Lojas Americanas e tantas outras são exemplos disso. As mídias tradicionais ainda são importantes sim, não seja imaturo em achar que deve investir apenas em mídias digitais. Mas seja maduro profissionalmente o suficiente pra entender que hoje, as mídias digitais são e devem ser essenciais.



Hanssés A.

Branding Lead | Growth, Product Branding & Product Marketing Expert | Driving Brand Success & Engagement

3 a

Amei, não conhecia tão bem o profissional dessa área

Caio Mendonça

Data Analyst | Data Viz | Power BI | Pentaho | HOP | SQL

3 a

Muito bom! Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos