Profissional de RH: a filosofia da empresa humanizada.
Por Leonardo Saraiva de Oliveira.
RH humanizado é uma estratégia de gestão com pessoas trabalhando para gerir um sistema burocrático, mas, principalmente, uma proposta de visão inteligente de como a empresa deve encarar o colaborador e que valor ele tem para o negócio.
Você, Profissional de RH, trata cada indivíduo como uma pessoa, mapeando cada colaborador para, então, oferecer desde um ambiente que favoreça seu bem-estar e produtividade, até benefícios que integrem sua vida pessoal e profissional. Essa é sua essência.
Tua iniciativa, principalmente em tempos de crise severa, é construir uma empresa de excelência voltada à boa experiência do colaborador, do cliente e à atração de talentos, pois não faz sentido tratar bem o público externo e ter uma visão tacanha do cliente interno. Todos participam da mesma sociedade que a empresa deve atender, pois quando não há ponderação no tratamento desses públicos o cliente percebe.
Durante nossa vida e carreira, o desconhecido tem sido um visitante frequente. Desafios e mudanças de emprego; obstáculos financeiros; problemas de família; questões de saúde; e, momentos inoportunos do dia a dia. Nossas respostas a todas as circunstâncias nem sempre são as mesmas.
A princípio, pensávamos ingenuamente que a vida seria como uma estrada tranquila. Então, quando surgiram as adversidades estávamos mal preparados para os seus engarrafamentos” buracos e desvios. Uma vez nos dando conta de que, como todo mundo, vamos enfrentar momentos de adversidades, tornamo-nos mais adaptáveis, aprendendo com os erros passados para como lidar com novos problemas, mudanças, transformações e inovações. Anos de experiência no ensinaram e continuam nos ensinando a sabedoria de antecipar e nos preparar às tribulações – não as procurando, mas reconhecendo que inevitavelmente elas chegarão. Sendo assim é melhor que estejamos prontos para sermos resilientes.
Há três verdades sobre adversidades e resiliência que devemos arquivar para o nosso presente e futuro, e das organizações que fazem e farão parte das nossas vidas: a adversidade pode servir a um bom propósito; nos ensina a perseverar e não desistir; e, constrói confiança.
Crescimento pessoal e força interior são desenvolvidos com o passar do tempo, por meio de um processo de luta, sofrimento e determinação. “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.” (Romanos 5:3-5).
Os reveses da vida podem nos desencorajar e até mesmo nos tentar a desistir. Mas quando resistimos às “tempestades”, descobrimos o valor de cumprirmos nossos compromissos – e das recompensas que vêm em seguida. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4).
Quando tempos difíceis que não compreendemos surgem, isso pode nos levar, pela fé, àquele que compreende todas as nossa dores. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6).
Parabéns a você Profissional de RH! Curta e se orgulhe do seu Dia! Sucesso, hoje e sempre! Você é vencedor!
Deus te abençoe!