Programas de fidelidade podem ser de ajuda para manter as vendas na crise

Programas de fidelidade podem ser de ajuda para manter as vendas na crise

Para fugir da crise causada pela pandemia do coronavírus, os empresários precisam buscar alternativas para atrair os clientes. Entre as diversas estratégias adotadas para aumentar as vendas, uma delas prioriza melhorar o relacionamento com o público: a fidelização. Essa estratégia não é útil somente para melhorar o desempenho de vendas na crise. Ela também pode fazer com que esses efeitos durem para além deste período.

Mas o que fazer para que consumidores tornem-se e assíduos ao estabelecimento da marca? É importante mapear as necessidades de cada tipo de público, motivando-os a voltar a comprar, e identificar as estratégias mais efetivas.

-Oferecer vantagens

O número clientes fidelizados depende de como a empresa transforma as informações obtidas em ações estratégicas. Com uma boa política de fidelização, é possível conhecer o cliente e promover campanhas mais assertivas alinhadas com a sua necessidade.

-Melhorar a experiência

Esse tipo de iniciativa não garante a lealdade se não acrescentar algo para melhorar a experiência do cliente. As recompensas podem ser o motor propulsor para quem compra pela primeira vez, mas reforçar as vantagens durante as primeiras experiências do cliente pode tornar o relacionamento duradouro. Vale lembrar que um cliente não será fiel a uma loja se ela deixá-lo insatisfeito.

-Plano de fidelização

  • Investir no atendimento: o comportamento de compra do consumidor mudou. Hoje, com a distância e o fechamento das lojas físicas, as vendas, assim como o atendimento, migraram para o digital. Para acompanhar essa mudança de comportamento e não ficar atrás da concorrência, é de extrema importância garantir o sucesso no relacionamento de suporte e atendimento.
  • Conhecer o público-alvo: para entender o que pode ser feito para aprimorar o atendimento, é fundamental conhecer o perfil do público consumidor, entender as suas preferências, desejos e o que buscam.
  • Fortalecer o relacionamento: utilizar as redes sociais e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) celera a manutenção do contato com os clientes, fazendo-os perceber a atenção que lhes é direcionada.
  • Tratamento diferenciado: é importante lembrar e mandar mensagens em datas especiais, a exemplo de aniversários, Dia dos Pais, das Mães, do Professor e Natal, além de oferecer descontos, são práticas que auxiliam na fidelização. Comunicar o recebimento de produtos recém-lançados também aumenta as chances do retorno do cliente.
  • Investir em CRM: o Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre as preferências do consumidor. Com ele, pode-se prestar um atendimento especializado e melhor por meio da tecnologia da informação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos