Programa de Formação Board Starter", "Board Academy", DNA Soft & Hard Skills do Conselheiro – Cris Reis
Aula transmitida no dia 26/08/2023, onde pude extrair os seguintes ensinamentos:
O que te motiva a ser conselheiro?
Ser conselheiro é algo muito pessoal e cheio de obstáculos ao longo do trajeto, requer que o conselheiro esteja sempre buscando apoiar e orientar a empresa em sua jornada, sua direção, o conselheiro devem ditar o ritmo estratégico que a empresa deve seguir para alcançar seu destino final sem que haja desvios durante o percurso.
Neste sentido o conselheiro busca sempre que, a empresa para alcançar seus objetivos, siga o caminho certo, planejado com antecedência e caso haja necessidade faça seus ajustes no transcorrer da jornada. Pode-se dizer que a motivação de ser conselheiro é a obtenção do sucesso pela empresa em alcançar suas metas, objetivos.
Hard e soft skills do conselheiro
Para a obtenção das skills o conselheiro deve estar sempre na busca do aprimoramento de suas competências profissionais, somente assim estará preparado para atender as expectativas da empresa e cumprir as tarefas que lhes será imposta de forma adequada.
Recomendados pelo LinkedIn
Características e deveres do conselheiro
Podemos afirmar que a atuação como conselheiro requer que a pessoa esteja mais preparada do que o que normalmente se observa, ou seja, o conselheiro tem que ser algum altamente determinado nestas três áreas.
Neste sentido podemos citar que deve estar presente nas características e deveres do conselheiro a busca permanente na sua formação onde é ao menos desejável que o conselheiro possua curso superior, MBA, Especializações, dominar ferramentas de TI, conhecer e ter noção das legislações tributárias e societárias, etc.
Que tenha como competência a compreensão dos mais diversos tipos de cenários onde a empresa atua, que conheça indicadores de desempenho empresarial, saiba avaliar riscos, analisar projetos, etc.
Com relação a habilidades e perfil que saiba se relacionar com maestria (Network), saiba liderar pessoas e equipes, que consiga argumentar, convencer, engajar de forma simples e eficaz, etc.
Dentre os deveres o conselheiro deve se preocupar com sua comunicação escutando de forma ativa com a comunicação integral da informação e checando se ouve o correto entendimento do que foi informado para as partes interessadas.