Programa de Gestão de Energia: ENERGY STAR, PROCEL e CONPET

Programa de Gestão de Energia: ENERGY STAR, PROCEL e CONPET

O programa de gestão de energia, tem como objetivo o compromisso em reduzir as emissões de gases do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Podemos inferir que é uma tarefa árdua. Porém, se todos os países trabalharem juntos por essa causa, contribuiremos para um mundo melhor.

Segundo reportagens da Eletrobrás, “a mídia nos informa que os Estados Unidos é um dos maiores emissores desses gases no mundo. Mas as conquistas do programa mostram que o desafio pode ser vencido. Em anos anteriores, os americanos evitaram emissões de 40 milhões de toneladas de gases e economizaram US$ 16 bilhões nas contas de luz, apenas seguindo as recomendações do programa”. Conclui-se, portanto, que empresas e países que se aderem aos programas de gestão de energia, terão, brevemente, grandes vantagens financeiras e, consequentemente aumento da vida útil, do nosso Meio Ambiente.

O Programa Energy Star é um programa governamental americano, que tem o objetivo de proteger o meio ambiente através da eficiência energética. Trabalha em parceria com a indústria privada, governos e consumidores. O programa foi criado em 1992 para identificar produtos com eficiência energética que contribuam com a redução das emissões de carbono. Vale ressaltar, que é um programa voluntário de certificação, para que qualquer um consiga economizar recursos com as contas de luz e, consequentemente a redução de emissões de gases causadores do efeito de estufa. Os computadores e monitores foram os primeiros produtos a receberem certificação do Programa Energy Star.

Já o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, tem como finalidade promover a racionalização de produção e de consumo de energia elétrica, com o objetivo de eliminar os desperdícios e reduzir os custos, assim como os investimentos setoriais.

O PROCEL foi criado em dezembro de 1985, pelos ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio e, gerido por uma secretária Executiva subordinada à Eletrobrás. Em 18 de julho de 1991, o PROCEL foi transformado em Programa de Governo, tendo suas abrangências e responsabilidades ampliadas.

Podemos citar também, o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – CONPET, que é um programa do Governo Federal, criado em 1991, por decreto presidencial, promovendo o desenvolvimento de uma cultura ante esperdício quanto ao uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, garantindo assim, um país melhor para as gerações futuras.

O CONPET é vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. O programa estimula a eficiência no uso da energia em diversos setores, com ênfase nas residências, nas indústrias e nos transportes, além de desenvolver ações de educação ambiental. O Programa busca mobilizar a sociedade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Os principais objetivos do Programa são:

  •  Racionalizar o consumo dos derivados do petróleo e do gás natural;
  • Reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera;
  • Promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico;
  • Fornecer apoio técnico para o aumento da eficiência energética no uso final da energia.

Fabiana Brant

Consultora e Auditora de SGI do Grupo VERDE GHAIA

Se você quiser mais detalhes sobre esse assunto, acesse o link abaixo:

Para saber mais sobre a interpretação das normas NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e o que está acontecendo com a revisão da OHSAS 18001 e a nova NBR ISO 45001, envie e-mail para: fbrant@verdeghaia.com.br


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiana Brant

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos