Programa South-South encerra sua primeira edição com lançamento de biblioteca virtual pública
Em evento, no Reino Unido, lideranças dos países parceiros compartilharam os principais resultados da primeira edição do programa. Amplo acervo foi disponibilizado ao público, reunindo documentos sobre parcerias público-privadas no Paquistão e programas de letramento e numeramento no Quênia.
Ainda era madrugada do dia 11 de maio no Brasil, quando lideranças do Centro Lemann (Brasil), da Idara-e-Taleem-o-Aagahi (Paquistão) e da Zizi Afrique Foundation falaram em um painel na University of Oxford , no Reino Unido, para compartilhar os resultados do Programa South-South. Na ocasião, Anna Penido , do Centro Lemann, destacou os diferenciais da iniciativa, que provocou mudanças de crenças e práticas em lideranças educacionais do sul global, confirmadas pelos depoimentos de Baela Jamil e John Mugo , dirigentes das instituições parceiras em cada um dos dois países participantes.
O evento foi organizado pelo Lemann Foundation Programme, centro de pesquisa baseado na Blavatnik School of Government, University of Oxford , também responsável pela produção de uma biblioteca virtual de materiais de referência lançada no encontro.
“A ideia é que diferentes materiais sejam usados juntos, para iniciar conversas profundas entre diferentes perfis de atores que trabalham ou são inspirados a trabalhar na área. Não temos a intenção de recomendar soluções políticas únicas para problemas específicos, mas, acima de tudo, estimular a reflexão entre as partes interessadas sobre como adaptar adequadamente e implementar políticas com sensibilidade e de que forma atuar juntos, de maneira eficaz”, disse Anna Petherick , diretora do Programa da Fundação Lemann na Universidade de Oxford.
O repositório, voltado a inspirar e orientar lideranças a promover coalizões e reformas educacionais em países do sul global, inclui estudos de caso sobre ações bem-sucedidas no Brasil, como a criação da Base Nacional Comum Curricular e a experiência de Sobral (CE). Contempla ainda documentos sobre parcerias público-privadas no Paquistão e programas de letramento e numeramento no Quênia. Todos os materiais são acompanhados por podcasts e sugestões sobre como utilizá-los.
“Estamos em celebração neste dia que marca a conclusão da primeira edição do South-South porque nossas avaliações de impacto mostram que os fellows do programa estão mais conectados e motivados para liderar reformas educacionais e, acima de tudo, porque eles já estão implementando reformas educacionais que têm alto potencial de gerar mais alfabetização e numeracia para as crianças de seus países”, ressaltou Carla Vila , Consultora-Líder do Programa South-South.
Recomendados pelo LinkedIn
O Programa South-South é resultado de parceria entre o Centro Lemann, a Fundação Lemann, o Lemann Foundation Programme da Universidade de Oxford, o Foreign, Commonwealth and Development Office , o Education Development Trust , além de Zizi Afrique e ITA.
Clique aqui e acesse a biblioteca virtual.