Programa Vida no Trânsito: Promovendo Segurança e Conscientização no Paraná

Programa Vida no Trânsito: Promovendo Segurança e Conscientização no Paraná

Neste mês de Maio Amarelo, cujo foco é chamar atenção para a segurança no trânsito, destacamos a importância do Programa Vida no Trânsito (PVT).

Coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde e outros parceiros nacionais e internacionais, o PVT tem como objetivo a prevenção de lesões e mortes no trânsito.

O Programa não é apenas de âmbito nacional, mas também é implementado em níveis estaduais e municipais, permitindo uma abordagem mais personalizada e efetiva para as questões de trânsito locais.

No Paraná, o PVT tem feito a diferença na redução de sinistros e na promoção de um trânsito mais seguro, saudável e sustentável.

A Comissão Estadual do PVT no Paraná é coordenada conjuntamente pela Secretaria de Estado da Saúde e o Departamento de Trânsito do Paraná, composta de maneira interinstitucional e multiprofissional[1].

O trabalho do PVT no Paraná tem ajudado o estado a progredir nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a fortalecer o compromisso do Paraná com a Agenda 2030 da ONU[3].

Atualmente, temos 14 municípios no Paraná que implementaram o PVT, incluindo a capital, Curitiba, que participa do projeto desde 2010. Se tornando um exemplo de como o trabalho intersetorial e conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito pode fortalecer políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito[2].

O PVT tem como foco principal a redução de sinistros no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas, desenvolvidas e executadas intersetorialmente[1].

A ênfase é dada aos fatores de risco, como a direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros fatores específicos de cada localidade.

A atuação do PVT em Curitiba e nos demais municípios do Paraná tem sido fundamental para promover um trânsito mais seguro e consciente.

O Programa Vida no Trânsito no Paraná tem se mostrado uma estratégia eficiente na luta pela redução de sinistros e pela promoção de um trânsito mais seguro.

Com o apoio contínuo e a dedicação das instituições e profissionais envolvidos, o PVT continuará sendo uma ferramenta importante para a construção de um trânsito mais humano e seguro, não só no Paraná, mas em todo o Brasil.

Referências:

[1] https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Programa-Vida-no-Transito-Parana-PVTPR

[2] https://transito.curitiba.pr.gov.br/institucional/programa-vida-no-transito/48

[3] https://www.detran.pr.gov.br/Noticia/VI-Forum-Estadual-do-Programa-Vida-no-Transito-do-Parana-comeca-nesta-terca-16

#ProgramaVidaNoTransito #PVTParaná #TransitoSeguro #VisionZero #VisãoZero #MaioAmarelo

Joaquim Dezidério Neto

Executivo & Pesquisador Sênior / Especialista em Gestão & Recursos Humanos. / Consultor de Gestão & Desenvolvimento Empresarial. / Agronegócios / Conselheiro de Organizações. / Jornalista.

1 a

OK ! Parabéns!! & Gratidão por estar na Rede. ✔️ Desejamos sucesso e realizações em sua trajetória profissional, pessoal e repleto de bênçãos e conquistas com Deus 🙏

Julio Cezar Reis

Presidente do Instituto Carga Segura - Delegado Geral da Policia Civil Pr entre os anos 2015 e 2018, Ex Secretario de Segurança no Paraná, Diretor na Adepol Paraná. Gabinete da Presidência FIEP. Idealizador da FEISEG

1 a

Parabéns pelo Artigo Dr Jefferson. Muita lucidez e conteúdo de interesse de todos !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jefferson Artigas Guerra

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos