Programar não é tudo.

Programar não é tudo.

Programar não é tudo.

Eu tenho recebido muitas perguntas de pessoas do tipo, se eu aprender a programar preciso ir pra faculdade? Se eu aprender a programar posso trabalhar de casa pra sempre? Se eu aprender a programar posso fazer só o que eu quero?

E eu me sinto na obrigação de informar que aprender a programar não é um super-poder e não te torna de maneira nenhuma um ser mágico que não é afetado pelas regras da sociedade.

Programação é sim importante, e realmente o mercado passa por um momento de falta de profissionais, o que torna esse profissional alguém com um volume de oportunidades acima da média das outras carreiras.

Porém, todavia, entretanto, é importante você entender que se você quer se tornar alguém relevante dentro do mercado de tecnologia a programação é apenas uma das coisas que você deveria aprender.

Para que você possa colocar o seu software para rodar existem as áreas de hardware, redes, projetos, design e isso sem falar nas áreas de negócio como vendas, marketing, gestão, financeira, e o mercado de tecnologia é composto de todas elas e nem sempre (a maioria das vezes) as decisões são tomadas pelos programadores.

Nenhuma empresa de tecnologia é feita apenas de programadores, e se você quer em algum momento ser Gerente, Diretor ou Presidente de uma empresa é melhor você entender que precisa se aprofundar no ecossistema de negócios como um todo.

Graduação não é curso técnico

Eu escuto alguns jovens me falarem: “ah mas a programação na faculdade é muito fraca” sinto lhe dizer, mas faculdade não existe pra te ensinar a programar.

O objetivo de uma graduação é que você tenha um nível intelectual maior do que quando você iniciou, e mais do que isso que você tenha a capacidade por si próprio de estudar e aprender atividades operacionais e técnicas.

Eu sei que você que enxerga a programação como o Santo Grau que vai lhe garantir a vida eterna pode estar um pouco bravo comigo, mas essa é a opinião de alguém que aprendeu a programar a mais de 20 anos atras e percebeu que precisava aprender muitas outras coisas se quisesse ter sucesso na vida.

Me diz ai nos comentários o que você acha disso

Henrique Morais

Software Engineer at will bank

2 a

Que newsletter show! Vou falar como alguém que está desde 2012 trabalhando com tecnologia. Grande parte do meu trabalho envolve entrevistar diversos setores para entender o problema, negociar entre diretoria e departamentos as soluções que estão no meio termo, vender TODOS OS DIAS as minhas soluções e enfim, com o tempo que sobra, eu programo. Parece resenha, mas tudo que o Rafael falou é pura verdade e você pode discordar disso hoje, mas seu eu do futuro irá concordar também.

Felipe Albuquerque

Desenvolvedor de Software | Especialista em Tecnologia de Informação | IA | Construindo a próxima grande inovação

2 a

Concordo totalmente, Rafael Franco! Excelente reflexão...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos