Projeto Piloto-Aracê

Projeto Piloto-Aracê

Vina lança mais um desafio de Corresponsabilidade Empresarial

A prática da corresponsabilidade tem sido um desafio na sociedade contemporânea, marcada pela desigualdade social e pelo individualismo. Atuando há mais de 20 anos no mercado, a Vina Equipamentos E Construcoes é uma empresa que acredita na #corresponsabilidade #empresarial . Em 2003, a Vina decidiu criar um departamento #socioambiental voltado para esse princípio. Desde então, o desafio foi trabalhar na formação de uma REDE de cooperação e de práticas socioambientais, buscando firmar parcerias com diferentes setores da sociedade para a promoção de ações que provocassem #mobilização e #transformação #social, sempre por meio de #pesquisas, #educação, #preservação #ambiental e geração de renda.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em 2006, esse departamento passa a fazer parte do organograma da empresa. Uma utopia que começa a passar da teoria para a prática. Em 2007, o departamento socioambiental implantou o #Projeto Piloto-Aracê de #inclusãosocial social, via #mercado formal de trabalho, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Aracê, que em tupi-guarani, significa aurora (nascer do dia), foi criado para atender, sobretudo, pessoas em situação de rua, com deficiência mental e ex-presidiários. Um dos #projetos mais relevantes deste departamento, pela sua importância para a #sociedade.

No dia 15 de junho foi lançado, na sede da Vina, o e-book: "Um Livro ao Contrário: experiências em inclusão pelo trabalho." Uma análise do Departa- mento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ , sobre a expe- riência do Projeto Aracê na empresa, #resultado de pesquisa, #discussões e conversas com a Vina e os parceiros envolvidos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Matheus Soares, da empresa RNV, ganhador do e-book

O foco principal do encontro, no dia 15, foi sensibilizar as pessoas presentes, representantes de diferentes setores da sociedade, como o setor público, o privado, os movimentos sociais e as #ongs, para a importância da reaplicação por outras empresas em projetos como esse e a importância de #políticas #públicas de cunho social. Empresas associadas ao SINDILURB-MG, RNV e Quantum Engenharia e Consultoria também participaram do lançamento. Matheus Soares da RNV foi um dos contemplados no sorteio da versão impressa do e-book

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Renato Malta, diretor da Vina, ao lado do seu colaborador, Renato da Costa Fernandes

Cláudia Pires Lessa, coordenadora do Departamento Socioambiental da Vina, e Renato Malta, diretor, reafirmaram como a experiência foi rica na empresa e a importância de reaplicá-la. Contratadas e contratados Aracê deram seu depoimento (capa), falando de como as suas vidas e as de suas famílias mudaram após suas inserções nesse projeto. Cada pessoa que sai da rua, indiretamente, outras tantas também resgatam a cidadania: rompem o ciclo da exclusão. E mesmo aqueles e aquelas que não se adaptaram ao mercado formal de trabalho, deixaram de ser invisíveis na sociedade e passaram a ter o status social de desempregados, passaram a ter documentação, referência, criaram “laços” e resgataram a sua cidadania. O buffet servido foi o das Mães Gentis, um coletivo de mulheres, da cidade de Raposos, uma outra forma de inclusão social pelo trabalho.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A empresa Vina estará presente na 2ª Edição da Feira Mineira de Resíduos! Quer conhecê-la? Faça sua inscrição aqui! Não perca este grande evento!

Mais que estabelecer conexões, o #eventocorporativo vai fomentar a #inovação e gerar novas #oportunidades de #negócios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos