Promova sua Carreira
Olá, tudo bem?
Talvez você já me conheça.
Meu nome é Bruno Melo e sou Diretor Executivo da Thomas Case & Associados aqui em Curitiba.
Assessoramos profissionais em Transição de Carreira e Coaching e empresas em necessidades de Recrutamento e Seleção Estratégico.
É nítido que estamos passando por um cenário um pouco desfavorável na nossa economia. A consequência disso é um número elevado de demissões e poucas e pontuais oportunidades de recolocação.
Tenho recebido vários profissionais em nosso escritório com a mesma dificuldade e duvida: "Como obter resultados positivos em prospecção de vagas e entrevistas?
A primeira impressão que um recrutador tem sobre um profissional/candidato é o CV dele.
E isso, meu amigo, conta muitos "pontos" no momento de triagem.
Um CV bem formatado, pontuando as principais competências e resultados adquiridos em toda a sua carreira é o grande diferencial.
E falo isso por experiência própria.
Quando um recrutador recebe seu CV ele vai direto na necessidade/conhecimento que ele precisa. Caso isso não esteja bem descrito no seu CV, infelizmente ele será enviado ao banco de dados da empresa e talvez você tenha perdido a oportunidade da sua vida.
Portanto, não acredite que um CV de 5 páginas vai ter mais peso do que um CV de 2 por que isso não acontece.
Outro ponto que vejo nos dias atuais é a forma como os candidatos/profissionais se "vendem" a um recrutador.
Entendam, o primeiro contato com o Headhunter é fundamental para a evolução do processo e consequente assertividade no processo seletivo. E por isso saiba falar sobre seus pontos forte, pontos fracos, etc.
Mas a grande dificuldade que visualizo também é a forma de captação de oportunidades que os profissionais estão utilizando.
Infelizmente na maioria das vezes, a nomenclatura do cargo é mais importante que as atribuições e responsabilidades da posição.
Ferramentas digitais para esse fim são importantes sim, porém de nada adianta se seu cadastro não passa a informação que o recrutador precisa. Daí voltamos a intenção do CV bem elaborado e formatado.
E pasmem, muitas pessoas ainda acham que o Linkedin é SÓ um "banco de vagas". Pessoal, o Linkedin é uma ferramenta de network.
Eu e muitos recrutadores utilizam dessa ferramenta sim para triar candidatos e divulgar vagas, mas não acredite que ele será tão eficaz na prospecção de vagas quanto no network.
Mas aí você me pergunta, "Ótimo Bruno, tenho um CV bem elaborado, tenho recebido contatos de Headhunter e também tenho participado de processos seletivos. Porém infelizmente não tenho obtido sucesso nessas entrevistas".
Infelizmente são poucas as empresas que passam feedback ao profissional reprovado em seus processos. Aquele e-mail "... agradecemos sua participação no processo seletivo, porém optamos por evoluir com outros profissionais e seu CV ficará em nosso banco de dados" não agrega nada não é mesmo?
Ao menos aonde você pecou? Por que o outro candidato e não eu?
E é nesse ponto que quero chegar.
Minha intenção é ajudá-lo com isso.
Elaboramos um programa que tem o intuito de:
1. Elaborar/Formatar um CV eficaz. Quero que o recrutador sinta interesse em te conhecer e entender como você atingiu suas competências e resultados.
2. Ferramentas de Prospecção. Quais sites e como se cadastrar no portal das empresas.
3. Técnicas de Entrevistas. Como se portar e utilizar de marketing pessoal e persuasão em processos seletivos.
4. Apresentação Profissional e Captação de Posições no Mercado. Uma equipe dedicada a atender suas necessidades profissionais de hunting e relacionamento com empresas.
Nesse momento quero compartilhar contigo uma apresentação institucional de nosso negócio: Transição de Carreira e Recolocação Laboral.
Caso você não tenha interesse, tenho a certeza que conhece alguém que está passando por tudo isso que falei.
Um forte abraço.
Bruno Gallucci Melo
Partner & Executive Director at Thomas Case & Associados
(41) 9911-2668
(41) 4063-5351
brunomelo@thomascase.com.br
Engenheiro de MS Exchange e Proof Point
9 aMuito Bom Bruno, só quem já vivenciou todos os problemas acima, relacionados por você, percebem que é um caminho árduo para se percorrer sozinho. Se pararmos pra perceber que em varios momentos da vida, precisamos de "professores" para nos ensinar a melhor maneira de fazer as coisas. Por que no processo de gerência de carreira isso seria diferente? Torço para que tenha muitos "alunos" e que possa ajudar as pessoas a percorrer, de forma mais fácil, o caminho da recolocação profissional. Um grande abraço
Gerente Inteligência Empresarial |Gerente Financeiro e Administrativo | Gerente de Produtos | Consultor de Crédito Franquias
9 aMuito bom Bruno!
Muito legal Bruno Gallucci Melo! Parabéns!