Promova talentos – sem pressa
Cortes de salário, reposicionamento de executivos, trocas apressadas e pressionadas de talentos maduros para lideranças em formação, o que estamos vendo no mercado pode ser preocupante, quando não se tem como valor da companhia a promoção interna.
E é exatamente nesse recurso que muitas empresas estão se apoiando. Quem come- çou com os programas, lá atrás, está mais preparado agora, mas não está imune. Um estudo realizado pelo Corporate Executive Board descobriu que 40% dos movimentos internos com funcionários de alto potencial podem terminar em fracasso. E o que falta para dar certo pode ser exatamente: o olhar para o ponteiro do relógio. É hora de...
Escolher entre abrir a vaga internamente ou encontrar e integrar bons candidatos vindos do mercado. Em muitas empresas essa decisão desempata no piloto automático. Vai para a prateleira do que é mais fácil. No ritmo da economia, para não sucumbir, o tempo para colher precisaria ser mais rápido que o plantio. Não faz sentido, mas é o que transpira por aí. E as ações vão sendo guiadas por essa sensação.
Nosso exercício é para tirar da zona de conforto. Faça a aposta, mas muito cuidado para não queimar a largada. Busque valorizar internamente quando esse talento está no ponto ou pode chegar no ponto a tempo de responder à expectativa dentro dos prazos que essa companhia – agora – precisa. O risco de cair no percentual da pesquisa que falamos acima é que o reflexo desse fracasso desestimule os outros da fila que miraram nesse exemplo. Se optar por esse talento, mais do que nunca, acompanhe de perto. Sinta-se cem por cento responsável. Puxe para perto, para fugir da margem de erro.
Product Management, Loyalty, CRM, Solutioning
9 aFalou e disse, Pedro!
Head de Inovação/CIO/CTO/CDO/Diretor TI/Transformação Digital
9 aBoa Pedrao..