Promovendo acesso a Saúde Mental desde a Infância

Promovendo acesso a Saúde Mental desde a Infância

A infância e a adolescência são fases cruciais para o desenvolvimento físico, emocional e mental. É nesse período que as crianças constroem as bases de habilidades psicossociais que irão acompanhá-las por toda a vida. A prática de exercícios físicos, bons hábitos de sono e o apoio de um ambiente familiar seguro são apenas alguns dos elementos que contribuem para esse bem-estar.

Entretanto, fatores socioeconômicos e a qualidade do ambiente escolar desempenham papéis igualmente fundamentais na promoção da saúde mental. Assim como os adultos, crianças e adolescentes são profundamente influenciados pelo contexto em que vivem. Para garantir uma educação que vá além do acadêmico, o Educa Seci, projeto de reforço escolar, desenvolvido pelo Instituto SECI em parceria com a Petrobras, tem se destacado por promover atividades que fortalecem habilidades socioemocionais, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.


Desde agosto, iniciamos as atividades sobre o Setembro Amarelo, movimento nacional organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Entre as atividades de destaque do projeto está a Caixa das Emoções, que fizemos recentemente, inspirados no filme "Divertidamente", um sucesso entre nossos alunos.


Nessa atividade lúdica, trabalhamos o reconhecimento e a expressão de emoções como: alegria, tristeza, raiva, medo, ansiedade, entre outras. As crianças foram incentivadas a compartilhar momentos de suas vidas em que sentiram essas emoções, como a ansiedade antes de uma prova, a raiva durante uma briga com um irmão ou a alegria de uma viagem em família. Esses momentos de conversa criam um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se expressem e aprendam a lidar com seus sentimentos de maneira saudável.


Além da Caixa das Emoções, o Educa SECI, utiliza desde 2022, o Mapa das Emoções, uma ferramenta em que as crianças registram como estão se sentindo no início de cada atividade, promovendo a auto-reflexão e o autocuidado. Dinâmicas fortalecem o vínculo entre as crianças e as professoras, e criam espaços de escuta e acolhimento.

Com ações como essas, o Instituto SECI reforça seu compromisso em promover a saúde mental desde cedo, oferecendo ferramentas práticas e emocionais para que as crianças enfrentem os desafios do crescimento de forma mais segura e resiliente. Sabemos que o cuidado com a saúde mental não pode esperar, e, ao integrar atividades socioemocionais no currículo, estamos ajudando a formar adultos mais conscientes e preparados para lidar com os desafios da vida. Juntos, construímos um futuro em que educação integral será cuidar do intelecto, corpo e mente.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto SECI

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos