A Propósito... 3 Perguntas...
Na ultima década, "Propósito" se tornou uma palavra de ordem na gestão, a mesma apareceu no título de mais de 400 livros sobre negócios e liderança, também em milhares de artigos. Evidentemente muitas pessoas querem trabalhar em empresas cuja missão e filosofia de negócio confluam com elas nos planos intelectual e emocional.
Uma declaração de propósito verdadeira e poderosa, é aquela que atinge dois objetivos: articular claramente as metas estratégicas e motivar a força de trabalho.
Esses objetivos são importantes de forma individual e sinérgica. Quando os colaboradores compreendem e adotam o objetivo da empresa, são inspirados a realizarem um trabalho que não é simplesmente bom, e sim ótimo, cumprindo os objetivos declarados.
Entretanto, em empresas, pessoas podem discordar sobre as diferenças entre declaração de propósito, declaração de missão, declaração de visão e afins. Se você examinar sites corporativos, encontrará pouca uniformidade em relação a quais dos vários termos são usados e como isso é feito, o que apenas contribui para o desafio de escrever uma declaração de propósito forte.
De forma pragmática, 3 são as perguntas que as empresas devem fazer, para obterem uma declaração de propósito que engaje colaboradores, clientes e fornecedores:
1- Por que a empresa existe?
Este é o ponto de partida, resumindo-se a uma questão simples: as necessidades de quem atendemos e como estamos preparados de modo exclusivo para fazer isso? Para empresas, isso significa perguntar: “Qual valor oferecemos aos clientes que motivam os mesmo a nos pagar?”. Para as Ong´s (Organizações não governamentais), a questão é: “Qual valor social oferecemos que nos dá o direito de receber doações, dinheiro de impostos ou ambos?
2- Como a empresa faz negócios e quais princípios orientam suas decisões?
É fundamental considerar todos os seus principais stakeholders, estejam eles identificados ou não na sua declaração de propósito. isso pode incluir a comunidade local onde se opera, reguladores, fornecedores, clientes etc. Dados esses stakeholders, quais valores devem orientar os colaboradores? Que tipo de ambiente de trabalho, experiência do cliente e outras interações deseja-se criar a cada dia, e como isso auxilia os colaboradores a entenderem a conexão com o propósito e promove-lo?
3- Onde sua empresa espera estar em X anos?
Enquanto trabalha-se duro hoje, qual o esforço empregado para criar-se algo a longo prazo? Para continuar crescendo em escala e relevância, a liderança desempenha um papel fundamental para articular a empresa e leva-la além. As melhores empresas são muito específicas sobre metas futuras de desempenho, prazo para atingi-las e também métricas para julga-las.
Concluindo o propósito é um motivo para se orgulhar, para acreditar que o trabalho tem impacto positivo em algum lugar. Ele é um norte e deve ser claro e compartilhado por todos, como um compromisso de quem realmente tem algo de valor à entregar.
Abraços,
Assistente Administrativo | Claro Brasil
4 a1- Por que a empresa existe? R: Atual empresa que trabalho, sendo a Claro Brasil, a mesma existe, pois tem demanda por serviços de download, upload, serviço de um provedor de canais, serviços que agregam utilidade, conforto para o usuário. 2- Como a empresa faz negócios e quais princípios orientam suas decisões? R: O negócio é através de lojas físicas em diversos pontos, internet, marketing, atendimento personalizado para empresas, gestão de conversão de clientes de outras redes para Claro Brasil, ofertando produtos que atendam a necessidade e oferecendo o melhor atendimento possível. 3- Onde sua empresa espera estar em X anos? R: Participei de uma reunião, palestra, onde os gestores, apresentaram o novo rumo da empresa, que apesar do ano 2019 que foi bom, este ano pode ser melhor, reforçar áreas onde o desempenho em áreas que os indicadores indicam potencial de avanço ou melhora, acredito que a empresa quer e deseja assumir em todas as frentes do negócio como sendo a n*1.
Coord Treinamento Técnico na Função Sistemas - PÁGINA OFICIAL
5 aAlcir Moriyasu (モリヤス) congratulações pelo artigo! Eu também tenho a impressão que a palavra Propósito tem sido usada de forma tão indiscriminada e não exprime o que realmente representa dentro de alguns contextos, assim como Gratidão, banalizada. Grande abraço!
Coordenadora Financeira e Administrativa | Crédito e Cobrança | Financiamento e Repasse
5 aPropósito, círculo virtuoso.