PROPOSTA DE VALOR
Decorridos seis meses de pandemia, dificuldades sociais e econômicas constatadas, saúde física e mental prejudicadas, discussões sobre “o novo normal” aquecidas, uma coisa é certa: “não está fácil para ninguém!!!!”
Urbanistas e economistas discutem sobre as novas tendências e paradigmas de moradia e de cidades, profissionais da saúde e políticos discutem sobre as novas regras de segurança, educadores e a sociedade discutem sobre possíveis novos modelos para tentar diminuir a tão cruel desigualdade, estabelecida histórica e estruturalmente, empresários e empreendedores lutam pela sobrevivência, paralelamente a um processo de transformação digital sem precedentes e que ocupa o protagonismo dos negócios, enquanto famílias fazem verdadeiros malabarismos para manter e esticar seus orçamentos e garantir a segurança de seus entes queridos.
Aqui entra a minha PROPOSTA: executivos experientes e bem preparados poderiam “adotar” uma pequena empresa ( nascente, em expansão e ou em dificuldades ), para transmitir seus ensinamentos e preciosa experiência, com o objetivo de orientar o “grande empresário de um pequeno negócio” em sua jornada estratégica, em seu processo decisório, na gestão de seus processos, na liderança de seu mercado e na excelência de seu produto.
Uma ou duas horas semanais bem investidas num processo precioso de orientação, estabelecendo um verdadeiro ciclo virtuoso nos negócios e na sociedade.
Segundo o IBGE e o SEBRAE “As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.”
A causa maior seria a busca de prosperidade e de crescimento sustentável e, consequente, melhoria de qualidade de vida e de bem estar da sociedade. Um verdadeiro processo ganha-ganha.
Deixando de lado eventuais virtudes e vaidades, todos ganhariam com uma economia fortalecida, mais empregos, mais oportunidades, maior renda, demanda aquecida e consumidores alimentando esse tão desejado ciclo virtuoso.
Eu já estou fazendo a minha parte. E você? Quer cooperar também?
Laura Jane Pereira de Souza
Administradora de Empresas CRA 70.209
LogMacro Consultoria Empresarial
12/09/2020
Secretária Bilíngue na Igreja Apostólica Armênia do Brasil
4 aExcelentes iniciativas