Prorrogação da Quarentena em São Paulo - O Brasil se recuperará depois disso?

Prorrogação da Quarentena em São Paulo - O Brasil se recuperará depois disso?

Pois é, o Governador de São Paulo, João Doria, em reunião com o Comitê de Crise do Estado na manhã de hoje, decidiu estender a quarentena que acabaria amanhã por mais 15 dias, até o dia 22/04. Sim, ele acompanhou o que outros governadores brasileiros e Presidentes de outros países fizeram, estendendo o isolamento social até o final do mês.

Isso não surpreende e, como Especialista em Continuidade de Negócios, verificando tudo que tenho visto, lido e acompanhado, não só pela grande mídia, mas também em publicações reservadas ao mercado, bem como em fóruns de especialistas, apóio a ideia, ainda que, como Empresário, ela me prejudique pois mantém o foco na pandemia, não deixando a cabeça dos clientes adernarem para questões de maior relevância, como a LGPD, a própria Segurança da Informação e a Continuidade dos Negócios.

A pergunta que faço no titulo desta publicação pode parecer bairrista e até arrogante, vinda de um Paulistano, mas juro que não é. Ninguém que conheça São Paulo duvida que estamos aqui no coração do Brasil. Isso é um fato, incontestável. Como todos dizem - A empresa vence de fato quando vence em São Paulo. E São Paulo parada (em termos, porque a maioria das indústrias não parou, muitos serviços também não e a logística permanece abastecendo mercados, padarias e farmácias) causa prejuizos para todo o Brasil.

Neste momento acho importante revisitar a historia. Em 1918, O Brasil foi acometido pela Gripe Espanhola, como todo o mundo. E em termos gerais, considerando que esta pandemia ainda não acabou, aquela foi muito mais devastadora, matando 50 Milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 35.000 só no Brasil, e os pontos mais afetados foram os mesmos de hoje, Rio de Janeiro, que era a Capital do País, São Paulo, que já despontava como grande centro comercial e Recife, por conta do porto, que recebia muitos navios vindos da Europa e Estados Unidos. Claro que o mundo era outro, em termos de tamanho da população e condições gerais, mas analisando a história é importante verificar que esse momento que estamos vivendo já ocorreu no passado. Quem quiser mais informações acerca desse fato histórico pode achar, facilmente, em uma rapida busca no Google.

A visão que devemos ter, todos, é a de nos preservarmos acima de qualquer outra coisa pois emprego, renda e dinheiro se recupera tendo vida, e sim, a vida pode ser perdida em uma semana com esse virus. É pouco letal, Sim. Mas é letal. Devemos ter cuidado. Não só por nossa causa, mas por causa dos nossos queridos idosos, que estão à nossa mercê em relação a isso. Não discordo que devamos continuar trabalhando. Eu, por exemplo, estou até agora, 21:10hs, trabalhando. Em casa, mas trabalhando. Faz parte da vida e a vida precisa ser ganha, dependemos disso. Enfim, eu tenho certeza que não só vamos nos recuperar disso, como nos manteremos enquanto isso durar. As coisas não vão ficar paradas como estão por muito mais tempo, notadamente nas empresas que precisam de bens e principalmente de serviços. Precisarão começar a se organizar de modo a saber quais serão seus principais planos para Maio, porque Abril será morno, mas Maio, pelo menos em São Paulo, deverá estar mais quente em termos de vida e oportunidade.

Nós, da Wa2, estamos prontos para ajuda-los neste momento, seja com os temas já descritos nos meus artigos, ou até com o tema Continuidade do Negócio, pensando em como ele voltará à normalidade pois, certamente, não será do mesmo jeito que foi para a contingência. Muita coisa mudou, principamente no íntimo das pessoas e isso deve ser respeitado pois é isso que demanda e depende a maior parte dos negócios brasileiros. Você nos acha aqui no Linkedin. ou nos emails comercial@wa2.business e negocios@wa2.business.

Bons, continuos e CALMOS ventos à TODOS!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos