PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA : O QUE É E COMO FUNCIONA ?
A publicidade programática é uma tendência que veio para ficar. Ao longo da última década, o mundo da publicidade tem permitido às marcas e empresas, uma precisão sem precedentes no alcance e ativação dos seus públicos-alvo.
A publicidade padronizada para todos os públicos, já não funciona ! Os clientes e utilizadores das novas tecnologias querem e esperam experiências mais personalizadas, com mais frequência.
A expansão dos meios de comunicação e dos dados que agora existem dos clientes tornam a compra e venda de anúncios um processo mais complicado.
O que é a Publicidade Programática ?
A publicidade programática é um termo que abrange diferentes tecnologias que automatizam a compra, o posicionamento e a otimização da publicidade, realizada em tempo real ou quase real, com diferentes níveis de controlo e automação.
O principal objetivo consiste na substituição de atividades humanas na negociação de espaços de publicidade.
Isto oferece aos anunciantes a capacidade de saber exatamente em que meio estar, qual o anúncio certo a exibir, em determinada hora para a audiência certa.
A revolução já começou, a publicidade programática veio mudar a forma como os anunciantes compram espaço publicitário com novos standards, numa indústria cada vez mais tecnológica, dos quais a velocidade, personalização e dados são gerados em tempo real tornando o processo de compra mais rápido e eficaz.
Como a publicidade programática alterou a forma como os consumidores vêm a publicidade ?
A publicidade programática transformou-se no novo padrão e representa parte da publicidade de display digital que é comprada e vendida nos diferentes mercados, como no Reino Unido e nos EUA.
A tecnologia programática permite dados online e offline altamente detalhados para exibir anúncios. Esta situação acaba por beneficiar não apenas o anunciante, mas também o consumidor, que recebe uma experiência totalmente relevante, porque assiste e vê o que realmente lhe interessa.
Entender as relações humanas é um processo contínuo, não existe uma fórmula que dite a maneira mais eficaz de criar impacto no consumidor.
Experiências impressionantes, quase sempre são positivas para o cliente. Criar experiências positivas vai garantir que o público-alvo queira sempre revivê-las.
Como funciona a publicidade programática ?
Resumidamente e de uma forma simples, a publicidade programática funciona através da automatização de processos de compra e venda, que consiste em :
- Escolher um público-alvo;
- Definir o investimento para causar impacto;
- Pesquisar sites e locais onde o público-alvo está presente;
- Comprar de forma inteligente e estudada, os espaços de publicidade, exatamente na hora em que o público-alvo está online.
A Publicidade programática permite assim, a compra de diferentes espaços / inventários como displays, vídeos, social, mobile, etc.
Além de conduzir a outras formas de negociação em dois modelos distintos:
- Reservado – negociação através de uma DSP ( Demand Side Platform ) que usam dados concedidos pelo DMP ( Data Management Platform) para encontrar o público-alvo mais adequado ao anunciante ( Private Deal ou Private Ad Exchange);
- Não Reservado – Inventário dentro da Ad Exchange (Rede de Anúncios), qualquer pessoa com acesso a uma DSP consegue comprar.
Vantagens Publicidade Programática
Tempo: O processo de compra da publicidade era totalmente manual e consumia muito tempo. Para anunciar agora além de ser um processo mais fácil, também é muito mais simples, através do leilão em tempo real (RTB) removendo assim a complexidade que antes existia. O RTB permite a automatização de funções de compra, uma vez que propicia a habilidade de comprar inventário com base em impressões e usuários.
Redução de custos: A publicidade programática está cada vez mais a ser utilizada, também pela otimização do investimento, diminuindo .....
.... ler resto do artigo carregando aqui.
by Miguel Soares,
CEO, PARTTEAM & OEMKIOSKS
#publicidade #programatica #signage #digital #mupis