Purple Team: Entendendo a Integração Red Team e Blue Team
Em fevereiro, lançamos um artigo com o tema: Explorando as Diversas Vertentes da Cibersegurança, onde falamos algumas das principais áreas de estudo/atuação contra as ameaças cibernéticas.
Sentimos falta de trabalhar um pouco melhor como funciona o trabalho colaborativo entre Red Team e Blue Team. O conceito de Purple team está ganhando destaque como uma abordagem para aumentar a proteção e redefinir as camadas de segurança.
O Purple Team é formado pela combinação dos trabalhos de testes de invasão do Red Team e pelas práticas de defesa do Blue team, promovendo um ambiente de colaboração que busca verdadeira resiliência cibernética.
Esta abordagem permite a cooperação e o compartilhamento de conhecimento entre as equipes, preenchendo a lacuna entre a segurança ofensiva e defensiva. Com uma comunicação eficiente e planos de ação colaborativos, o "purple team" pode resolver rapidamente problemas de segurança, otimizando investimentos e reduzindo custos operacionais.
Além disso, ao trabalharem juntos, os profissionais do "red team" e do "blue team" aprimoram técnicas, defesas e controles de segurança, identificando pontos fracos e validando a eficácia dos controles existentes.
Priorizar a cibersegurança é essencial para proteger os dados da empresa e de seus clientes, evitando vazamentos de dados, danos financeiros e preservando a integridade da empresa. Adotar o conceito de "purple team" é uma maneira eficaz de fortalecer a estratégia de cibersegurança, obtendo resultados superiores e impactando positivamente o relacionamento com o cliente.
A Network Secure entrega os serviços de SOC e Pentest, a implementação de políticas rigorosas de segurança cibernética, instalação de firewalls, antivírus dos principais fabricantes do mercado, entre outras ferramentas de detecção de ameaças.