Quais dificuldades encontramos com a formulação de um orçamento quando os recursos são escassos.
Ao assistir o filme MONEYBALL nos 5 primeiros minutos do filme o mesmo mostra que o orçamento do time ao qual o tema é abordado tinha um orçamento 1500% menor do que o primeiro colocado na liga americana de Baseball, porem, reforça a ideia de que com metodologias próprias, avaliação da cultura organizacional e o uso variado de técnicas de gestão culminam em um orçamento de médio e logo prazo com bastante êxito.
“O homem que mudou o jogo” e suas lições de empreendedorismo
O filme “O homem que mudou o jogo” (MoneyBall), é baseado na historia real de Billy Beane, contada no livro “Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game”de Michael Lewis. Nele, o autor relata como Beane conseguiu levar o modesto time de basebol do Oakland Athletics, com um orçamento medíocre à elite do beisebol americano.
Apesar do filme falar sobre o beisebol ele trata de um assunto muito diferente dos outros filmes de esportes. Os exemplos vistos são facilmente aplicáveis, não somente aos esportes, mas também na vida e qualquer local onde necessitamos que as pessoas colaborem em prol de objetivo comum.
Recomenda este filme para a formação em orçamentos empresariais e ainda alicerço algumas lições que a história trás para empresas e líderes.
FAÇA A PERGUNTA CERTA!
Para encararmos o problema de frente, precisamos antes fazer as perguntas certas. Qual o real problema? O que precisamos para competir ou para conquistar ou minimizar defeitos de uma equipe? Essa foi a primeira lição do filme. Não tomar decisões sem antes termos as perguntas corretas.
LIDERANÇA!
Com pouco orçamento e sem apoio o suficiente para brigar com os milhões de dólares das principais equipes, Beane (com a ajuda do seu assessor) define uma nova filosofia para montar equipes. Jogadores desacreditados (e com baixo valor de mercado) têm estatísticas que mostram que são atletas competentes em determinados fundamentos. É nessa estatística que ele se apoia e começa a extrair de cada um, aquilo que um líder deve fazer. Objetivo claro! Correção de erros e a maximização das potencialidades de cada um dentro do jogo.
QUEBRA DE PARADIGMAS
Fazer as perguntas certas e ter o espírito de liderança, não significa muita coisa se não enfrentarmos todos aqueles que contestam e desacreditam em seu projeto. Foi isso que o Billy fez ao apostar na estratégia nunca antes utilizada em um mundo onde o “feeling” sempre foi a aposta mais alta.