Quais fatores afetam o Clima Organizacional das empresas?
Quais fatores afetam o Clima Organizacional das empresas?
Da mesma forma que um ambiente corporativo agradável colabora para que as pessoas se tornem mais satisfeitas e produtivas, o contrário também ocorre. Saber como melhorar o clima organizacional, portanto, pode representar uma solução para muitas empresas.
Continuar lendo
Baixa produtividade, aumento do número de afastamentos por motivos médicos, conflitos internos e alta rotatividade de funcionários são apenas alguns sinais de que algo não vai bem em relação ao clima organizacional da empresa. No entanto, saber ao certo o que está fazendo com que as pessoas não se sintam confortáveis, motivadas e satisfeitas no ambiente corporativo não é tão simples.
As causas podem decorrer tanto do ambiente de trabalho – barulho excessivo, ausência de liderança, competição entre pessoas da mesma equipe –; de questões pessoais como dificuldade de equilibrar vida pessoal e profissional, insegurança e falta de reconhecimento, até da influência externa, dentre as quais reclamações constantes de clientes, processos judiciais e má reputação no mercado. O certo é que sem saber a origem do problema fica mais difícil eliminá-lo, por isso, nos últimos anos, a pesquisa de clima organizacional tem ganhado importância nas companhias.
Como funciona a pesquisa de clima organizacional
Se o clima organizacional pode ser definido, em linhas gerais, como a atmosfera percebida por funcionários em seu ambiente de trabalho – que acaba influenciando positiva ou negativamente seus comportamentos e ações –, a pesquisa de clima é o meio pelo qual eles podem apontar os fatores que geram essa percepção.
A pesquisa é uma forma de, por meio de questões elaboradas, aplicadas e analisadas por profissionais experientes sobre diferentes aspectos do cotidiano do colaborador, saber como ele se sente em relação à empresa – local de trabalho, pessoas, tarefas. Dentre os pontos abordados encontram-se:
Clareza organizacional – questões que envolvem ética, preocupação com o futuro, mudanças e metas.
Liderança – como está sendo praticada, com tópicos sobre feedback, transparência e comunicação.
Recompensa – abordagem de temas como reconhecimento, oportunidade de crescimento, adequação salarial.
Recomendados pelo LinkedIn
Conformidade com as normas – avaliação da clareza nas regras, procedimentos, tarefas e funções adotados pela empresa.
Condições de trabalho – verificação de pontos como espaço físico, segurança, treinamentos e tempo para realização das tarefas.
Além de ser aplicada para descobrir fatores críticos que contribuem para um ambiente tenso dentro da empresa, a pesquisa de clima organizacional pode ser usada também para casos específicos, entre os quais: necessidade de prever o impacto de novas medidas ou políticas; medir a receptividade a um plano executado e minimizar os efeitos nas grandes mudanças. Listamos a seguir outras vantagens que a pesquisa de clima organizacional oferece.
Principais benefícios da pesquisa de clima para as empresas:
Seguindo os mesmos padrões das suas reconhecidas avaliações de perfis comportamentais, a Extended DISC® traz em seu portfólio de produtos a Pesquisa de clima. Por meio de um questionário padrão, com cerca de 50 perguntas, ou de forma personalizada, com questões elaboradas de acordo com os indicadores dos clientes, a Pesquisa de clima é realizada totalmente online, com duração média de 30 minutos, na plataforma FinxS®.
Outra vantagem da Pesquisa de clima da Extended DISC® é a segurança e qualidade oferecidas no processo, desde o convite aos participantes, passando pelo acompanhamento e análise dos resultados até a impressão dos relatórios customizados. Tudo em um sistema integrado, com o intuito de entregar um mapeamento do clima organizacional preciso, que poderá ser usado para manter as equipes de trabalho motivadas, aumentando a produtividade da empresa e consolidando-a como uma marca empregadora no mercado.
Saiba como realizar um diagnóstico completo do seu ambiente interno, entre em contato com a Extended DISC® para mais informações sobre a Pesquisa de clima.
MARIZETE ZATT FLOR
Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas especializações nacionais e internacionais. Certificada em Liderança e Coaching Executivo (Ohio University of business e Master Coach MCC - Behavioral Coaching Institute-USA. Experiência Executiva de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, atualmente Diretora de Operações na Extended DISC do Brasil.