Quais foram os impactos da Invasão Russa ao Futebol Ucraniano?

Quais foram os impactos da Invasão Russa ao Futebol Ucraniano?

31 meses atrás, no dia 24 de Fevereiro de 2022, a Federação da Rússia reconheceu a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk, duas regiões autoproclamadas como Estados, controladas por separatistas pró-Rússia em Donbas. Em seguida, diversos ataques de mísseis foram realizados em todo o território ucraniano, dando início à "Operação Militar Especial", nome dado por Putin à invasão russa ao território ucraniano.

Mas e aí, como toda esta conjuntura impactou uma das principais ligas europeias, com times tradicionais como o Shakhtar Donetsk e o Dynamo Kyiv?

Logo nos primeiros momentos da invasão russa, o principal campeonato foi interrompido por razões de segurança para a sua realização, seguido de uma fuga repentina de jogadores estrangeiros para fora do país, contando inclusive com a ajuda de suas respectivas representações diplomáticas na Ucrânia para que fossem retirados do país, já que não havia voos e ônibus disponíveis.

Apesar do decorrer da guerra, após 6 meses a Liga Ucraniana retomou as suas atividades com muitos dos seus jogos de portões fechados e sem a presença de público, por medo de bombardeios e ataques ao público presente. Além disso, diversos jogos de nível continental foram realizados por times ucranianos em terrenos neutros, em países como Polônia, Suécia e Eslováquia.

Relatamos abaixo, através de dados fornecidos pela plataforma Transfermarkt, reconhecida pelo seu banco de dados acerca do valor de mercado de equipes e jogadores, as principais alterações ocorridas nas Ligas Ucraniana e Russa com a explosão da guerra, seguem abaixo:

Apesar das dificuldades logísticas para a realização da sua principal liga, a venda de seus principais ativos a preços irrisórios e a fuga de estrangeiros para outros campeonatos, a manutenção da realização da Liga Ucraniana tem caráter de resistência. A sua realização traz um ar de tranquilidade e um lapso de esperança para a população, assim como ser palco para manifestações contra a invasão russa em seu território.

Espero que tenham gostado desse breve relato!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos