Quais habilidades serão mais valorizadas no futuro?

Quais habilidades serão mais valorizadas no futuro?

Você também tem a sensação de que tudo acontece muito rápido? Você espera tal dia para realizar um sonho, o dia chega e ele passa que você mal vê. Ou até mesmo o ano… olha só, já estamos há poucos dias de 2025. E se eu te perguntasse: Como será 2030? Você pode até pensar em responder, mas em um piscar de olhos, estará vivendo esse momento. Antes de seguir com este artigo, faço algumas perguntas para você refletir: Que tipo de profissional você quer ser no futuro? Como você quer chegar lá? Quais habilidades você precisará desenvolver para se ter sucesso na carreira? Talvez eu não saiba respondê-las para você, mas quais habilidades você deve desenvolver para encarar os desafios que virão, essa eu consigo! 

Mas antes, confere esse dado:

 

De acordo com a Dell Technologies, 85% de quem está no mercado de trabalho terá funções que ainda não existem. (Fonte: Forbes) Isso nos mostra que o futuro é incerto, então, vamos ao que está ao nosso alcance. Confere as dicas aí: 

  • Dominância da tecnologia: O mundo hoje é digital, não há como negar. Segundo o Fórum Econômico Mundial, mais da metade dos trabalhos que realizaremos em 2030 exigirão compreensão tecnológica. Tenho usado uma frase como mantra “Você não vai perder o seu emprego para a IA. Vai perder para alguém que sabe usar IA.” Portanto, é preciso saber utilizar as ferramentas e plataformas digitais de forma eficiente, independente da sua área de atuação. Esse é um dos tópicos de destaque desse texto, pois ao meu ver, como um entusiasta da tecnologia, devemos também estar preparados para utilizar dessa inovação para automatizar nossos processos, para que sobre mais tempo livre para nos dedicar a demandas que exigem uma abordagem mais humanizada.
  • Inteligência emocional: o profissional do futuro deverá saber gerenciar suas próprias emoções e a dos outros. E isso requer muito autoconhecimento. Empatia, resiliência, controle emocional, e, claro, habilidades de trabalho em equipe.

  • Pensamento crítico: Esses dias, no meu perfil, postei um artigo que falava sobre como os líderes estão perdendo a conexão com seus liderados por conta do celular. Usei esse exemplo, mas a verdade é que em todas as áreas, seja na profissional ou pessoal, o celular tem sido vilão. Passamos horas rolando a tela do aparelho em busca de informações ou conteúdos que só nos completem ali, por 60 segundos. Um desafio para os profissionais, já que uma das habilidades do futuro é, sem dúvidas, o pensamento crítico e a análise. Somos bombardeados o tempo todo com informações irrelevantes, que chegam até nós e nos tiram o foco. No futuro, quem souber afunilar essa quantidade de notícias e dados,estará um passo à frente, com certeza. 

  • Pensamento criativo: Sempre digo “é do simples que vem a criatividade” - e há algo de muito valioso nisso. Você não precisa criar soluções mirabolantes, mas é necessário usar da criatividade para enfrentar os desafios que virão, pois, com a quantidade de mudanças que estamos prevendo, ser um profissional adaptável também será um diferencial. 

Essas habilidades ganham destaque hoje, mas nada impede que eu te traga muitas outras. Afinal, o futuro é um lugar incerto e de muita expectativa. É por isso que acredito que a habilidade mais essencial — ontem, hoje e amanhã — é a capacidade de aprender continuamente. Para consolidar com uma dica valiosa: foque em aprendizado e especialização. O conhecimento é um patrimônio que ninguém pode tirar de você.

Nesse novo quadro, você tira suas dúvidas e fica por dentro dos assuntos mais engajados do mercado de trabalho pela perspectiva do CEO do BNE. 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. 

Tem algum tema que quer que o CEO responda? Clica aqui e deixe sua sugestão: https://bit.ly/3AHI4VS  

Aproveita e segue o @marcelodeabreuoficial nas redes sociais. 

🚀Linkedin 

🚀Instagram 



Muito pertinente.

Rodrigo Pereira

Suporte de TI | Infraestrutura de TI | Cloud | Segurança da Informação | Gestão de Projetos

2 sem
Daniela Amaral

Encontro Talentos de forma ágil e estratégica para seu negócio | Recrutamento e Seleção | Headhunter |Programa de Outplacement | Talent Acquisition | Treinamento de R&S para Líderes e RHs

2 sem

Achei muito interessante dentre as principais habilidades do "futuro" trazer como essencial a habilidade atemporal do aprendizado contínuo trazendo o conhecimento como um patrimônio que ninguém pode tirar de nós. Quem tiver esse tipo de mentalidade, já sai na frente.

Achei excelente. Tratávamos disso hoje na escola por ocasião de algumas ações corriqueiras, algumas das quais desnecessárias. Sem dúvida tem faltado, em muitas ocasiões, inteligência emocional e pensamento crítico, além do domínio das novas tecnologias. Não basta acessar, mas há que saber usá-las a seu favor e do de sua equipe. Grata!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos