Quais os canais que você utiliza para aprender mais sobre o seu negócio?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu tenho trabalhado em alguns projetos pessoais/profissionais recentemente e quanto mais eu trabalho neles mais eu tenho perdido a vontade de fazer qualquer outra coisa. Estou focada desenvolvendo aquele e-book que já mencionei a vocês sobre "As coisas que eu gostaria de ter aprendido antes de ter aberto a minha empresa" e estou justamente no capítulo que pretendo falar sobre a EDUCAÇÃO (como você faz pra aprender, quais os recursos, fez faculdade ou não) e isso tem me feito ler muito para adquirir um embasamento sobre o que eu acredito e o que eu sei que funcionou pra mim. Eu tenho seguido o meu processo e aprendido em cada etapa, inclusive entregar conteúdos pra vocês tem sido um novo aprendizado a cada semana.

Até o final do ano passado, eu era assinante do meusucesso.com (pra quem não conhece, é tipo a Netflix só que com vídeos e conteúdos para empreendedores) e eu acho o máximo como eles separam cada estudo de caso, o conjunto de vídeos que eles unem em um box de conteúdo para desenvolver sua habilidade em determinado assunto. Apesar de não ser mais assinante, isso mudou minha forma de absorver conteúdo. Hoje em dia, sempre que quero falar sobre um assunto eu procuro diversos tipos de canais (podcasts, youtube, Teds, livros) para que esse conteúdo entre na minha cabeça de formas variadas e o meu tema da semana acaba sendo definido pelo livro que eu testou lendo, pois é ele quem vai me direcionar na explicação base do Tema.

Nesta semana que passou eu li o livro Scrum - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, de Jeff Sutherland e este livro traz um modelo de execução de projetos com resultados muito mais positivos do que qualquer outro, segundo o livro para um projeto ser bem sucedido você precisa PLANEJAR o que vai fazer. Depois desse planejamento você precisa FAZER. Após ter feito, você precisa VERIFICAR se o resultado é o que desejava. A partir desse resultado, AGIR de acordo com as informações. Se deu certo continue e se deu errado, conserte. Repita em ciclos regulares e, ao fazer isso, obtenha um aprimoramento contínuo. De acordo com pesquisas conduzidas por Jeff Sutherland, os ganhos de produtividade utilizando Scrum podem chegar em até 400%. O livro também diz que

"Trabalhar até tarde não resulta em mais produtividade; ao contrário: diminui a produtividade. Trabalhar demais resulta em fatiga, que leva a erros, que leva a necessidade de consertar algo que você acabou de terminar. Em vez de trabalhar até tarde ou nos fins de semana, trabalhe apenas nos dias de semana e apenas em um ritmo sustentável. E tire férias."

Eu tenho um propósito muito forte! Até semana passada, quando cheguei ao ponto de ter aquela estafa mental, eu percebi que não posso trabalhar todo dia incansavelmente, como eu achava: "Trabalhe enquanto os outros dormem e viva o que os outros sonham" eles disseram (rs). Às vezes, a gente está tão desesperada querendo atingir uma meta que não percebe que durante o dia muita coisa te suga energia, como fazer decisões, por exemplo. Um dia desses eu li que os caras mais bem sucedidos do mundo só tomam UMA DECISÃO IMPORTANTE por dia (Jeff Bezos, dono da Amazon, mencionou isso), evitar decisões também é uma das razões para que você sempre veja o Mark Zuckerberger vestido de cinza, isso porque como o próprio diz, ele toma decisões importantes demais pra pra ter que se preocupar com decisões irrelevantes como qual roupa usar (a titulo de curiosidade, alguns dizem que a outra razão das roupas sempre iguais, é para evitar a venda de suas fotos para paparazzi. Estar sempre com a mesma blusa perde a exclusividade e a noção de tempo da foto).

Tomar decisões é um grande sugador de energias! E levando para o meu caso, onde preciso analisar a arte de imagem dos meus clientes, a legenda do texto, a matéria que vai ser publicada, o tema da semana, isso para cada um deles, me consome metade das energias que eu tenho disponível para criar conteúdos. Por isso, comecei a não trabalhar mais aos sábados e domingos (nos finais de semana, passei a experimentar a vida, o que eu chamo de ócio criativo), estou a cada mês reduzindo os meus clientes e aproveito para dizer a vocês que:

"De cabeça cheia o processo de aprendizado fica infinitamente danificado, tem momentos que nem palavras eu consigo achar para definir o que eu quero dizer."

Mas voltando ao SCRUM, tenho usado esse livro para embasar algumas pesquisas para o meu e-book e tem sido maravilhoso. Vou deixar o livro para download para que vocês possam testar o SCRUM no negócio de vocês (faça o Download do Scrum - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, de Jeff Sutherland aqui)

Para ampliar os canais relacionados ao mesmo assunto, escutei o podcast do ResumoCast, sobre o livro "A Pequena empresa mais bem sucedida do mundo". O Autor, praticamente, entrega um manual para você sobre como montar uma pequena empresa lucrativa. Um passo a passo que foi testado e validado por diversas empresas de sucesso. Eu adorei, porque além de ter estudado essas etapas iniciais da abertura de empresa, o autor do livro Michael Gerber fala sobre coisas muito similares ao que estou escrevendo no meu e-book, inclusive os pontos de maior atenção antes de abrir a empresa, eram praticamente os mesmos. Lembrando: para escrever esse livro eu peguei as partes boas e as partes ruins das quatro empresas que já fiz parte, além de dicas e conversas bem sucedidas com outros empresários, que resultaram em mudanças significativas nas suas empresas.

Outro conteúdo que eu amo assistir são os TEDx no Youtube, inclusive indiquei o Ted da Karina Barreto - Como conhecer pessoas Interessantes, a Karina é referência na área de construção de relacionamentos e identificação e oportunidades de negócios.

Conhecer pessoas interessantes tem sido uma coisa frequente, desde quando começamos a montar os grupos de WhatsApp.

É muito legal quando você percebe que cada coisa que você assiste pode te trazer insights incríveis sobre como desenvolver seu negócio. Tenho conversado diariamente com empreendedoras de diversos nichos, de Sexshops a Cosméticos veganos e eu acho incrível pensar no universo que nós temos hoje, sem nem sair de casa. Hoje nós temos acesso não só a pessoas, mas a conteúdos, cases, livros, aulas gratuitas...temos o que parece uma chuva de conhecimento, com pingos que vem de todas as direções. Eu sou da época da enciclopédia Barsa, da Mirador, de passar horas nas bibliotecas, pra fazer uma simples pesquisa ou trabalhos mais complexos. É surreal pensar que a gente aprende a fazer tudo hoje, ou pelo menos uma parte de tudo, digitando no GOOGLE.

Aproveite ao máximo a infinidade de conteúdo gratuito que nós temos em mãos. Se você não gostou de um produtor de conteúdo, procure outros! Encontre quem fala a sua língua e desenvolva seu potencial gerando mais valor pra sua empresa.

Agora, pra finalizar, eu já falei sobre isso aqui, mas vou falar de novo. A cada entrevista que faço, observo que existe o mesmo padrão de comportamento entre as pessoas (mulheres e homens) bem sucedidas e este padrão significa ler muito, estudar muito, fazer cursos, participar de palestras, workshops e nunca parar de aprender sobre seu negócio. Já entrevistei mais de 70 seguidoras do IG Mais Empresárias e isso tem sido de extrema importância para traçar o comportamento das empreendedoras em cada momento do seu negócio. Pra compor todo esse caso de processos bem sucedidos e etapas iniciais bem executadas, eu escolhi para nossa próxima entrevista no blog, uma empreendedora que resume tudo que foi estudado essa semana, é o caso da Raiane Rebouças, dona de um espaço de beleza para mulheres, que se reinventa diariamente focando no seu público e nas tendências do mercado. Espero que vocês gostem da história dela e das dicas deixadas nesse post. Eu vou ficando por aqui. Tenham uma ótima semana e até a próxima! ;)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos