Quais os principais motivos para pausa na queda da taxa selic?
O Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira, 19, sua decisão sobre a taxa básica de juros da economia, a Selic, após dois dias de deliberações.
Atualmente, a Selic está em 10,5% ao ano. O ciclo de reduções começou em julho de 2023, e após quase um ano com a taxa inicial de 13,75%, ela chegou ao nível atual na última reunião, em maio e foi mantida neste mês.
Mudanças Desde Maio
Especialistas que anteriormente previam a continuidade dos cortes até o final do ano agora esperam uma pausa, ou até mesmo o fim das reduções para 2024, devido a novas projeções de inflação e incertezas no cenário externo, especialmente na economia dos Estados Unidos.
Desde maio, a inflação implícita para este ano subiu de 4,0% para 4,35%, as taxas de juros prefixadas de longo prazo aumentaram de cerca de 11,5% a.a. para 12,1% a.a., e o dólar, que estava ao redor de R$ 5,08, agora está em R$ 5,37. Assim, o mercado espera a manutenção da taxa em 10,5% a.a., por decisão unânime, encerrando temporariamente o ciclo de queda.
Dado o aumento das expectativas de inflação e das condições financeiras nas últimas semanas, o mercado acredita que o Copom fará uma pausa no seu ciclo de flexibilização.
Há ainda previsões de especialistas financeiros de que o BC possa retomar os cortes ainda este ano, juntamente com o primeiro corte do Fed [Banco Central dos Estados Unidos], previsto para 2024.
Na decisão mais recente sobre juros, o banco central americano manteve sua taxa no intervalo de 5,25%-5,50% ao ano.
Atenção aos Votos
O mercado também se manteve atento ao placar da decisão do Copom nesta reunião. O melhor cenário seria uma votação unânime, pois isso ajuda a não piorar a percepção fiscal e a evitar a desvalorização do dólar. A saída do atual presidente Roberto Campos Neto no final de 2024 também poderia tornar a instituição mais tolerante com a inflação, ajudando a manter a moeda brasileira valorizada.
Comunicado do BC
Outro ponto de atenção é a sinalização que o BC deu em seu comunicado.
Recomendados pelo LinkedIn
A política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente para consolidar não apenas o processo de desinflação, mas também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.
O Copom informou ainda que se manterá vigilante e relembrou, como de costume, que "eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta".
Implicações e Alternativas
Neste contexto de juros, certas modalidades de crédito que oferecem menor risco, como o Risco Sacado, tornam-se mais atraentes para o ambiente empresarial. O Risco Sacado se destaca como uma opção eficiente para as empresas, permitindo uma gestão de caixa mais segura, já que envolve créditos onde a venda foi realizada e o risco se concentra apenas no devedor, que é previamente analisado pela instituição financeira.
Compreender as implicações da redução da Selic nas operações financeiras corporativas e explorar alternativas de crédito como o Risco Sacado é crucial para as empresas que buscam aprimorar suas estratégias de gestão financeira em um cenário de taxas de juros flutuantes. Para mais informações sobre como essas dinâmicas afetam o ambiente empresarial, sugerimos a leitura de nossos artigos detalhados sobre o assunto.
Qual é o impacto da Selic no Risco Sacado?
A mudança da Selic leva grandes consequências para o mercado de crédito, já que com o aumento da taxa, o acesso fica mais caro para as empresas. Porém, existe uma fatia desse mercado que não terá tanta instabilidade econômica. Conheça mais sobre esse assunto através deste conteúdo!
PLANILHA: Custo oportunidade do risco sacado.
Desenvolvemos uma planilha de custo oportunidade da antecipação de recebíveis aos fornecedores, através da modalidade de crédito de risco sacado, comparando a investimentos de renda fixa. Tenha acesso deste material através deste link!
Por que usar o Painel Fornecedor para fazer o risco sacado?
O Risco Sacado tem se tornado a cada dia mais uma linha de crédito muito utilizada pelas empresas de grande porte, o Painel Fornecedor é uma ferramenta fundamental para que você tenha sucesso nessa estratégia, por este motivo, vamos destacar todos os benefícios de utilizar o Risco Sacado em nossa plataforma! Conheça tudo sobre essa operação através deste link!