Quais as principais dificuldades que um franqueador encontra na hora de expandir sua marca?
O faturamento do setor de franquias cresceu aproximadamente 6% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao desempenho do segmento em 12 meses, o crescimento foi de quase 7%, passando de R$ 168,4 bilhões para R$ 179,9 bilhões. No entanto, mesmo com os excelentes resultados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) o franqueador encontra dificuldades quando o assunto é expandir a sua marca.
De forma objetiva, a primeira dificuldade é em gerar leads/empreendedores interessados na marca e, após abertura de novas unidades, oferecer apoio satisfatório a esse franqueado.
O ponto principal e mais importante é a definição de uma estratégia. Esta estratégia bem elaborada é o primeiro passo para que a marca tenha sucesso em seu processo de expanção.
Conforme dito acima, são dois momentos distintos e, em ambos, é fundamental o franqueador olhar com atenção os seguintes pontos:
Captar interessados em se tornar franqueados
Para que o franqueador invista com mais exatidão na busca por interessados em sua franquia, é importante analisar quais praças/regiões o público final tem maior sinergia com seu produto.
Atualmente o marketing digital auxilia muito nessa captação, através das redes sociais, Google e portais do segmento é possível divulgar de maneira direcionada.
Uma landing page(página de captação de dados) tem um papel importante na estratégia.
Caso a franqueadora possua departamento de marketing interno, este pode ser o responsável por essas etapas. Outra opção é contratar uma agência de publicidade especializada na área para gerar os leads.
Estrutura de apoio ao novo franqueado
Com a primeira etapa sendo realizada com sucesso, logo as unidades serão inauguradas e precisarão de suporte.
É importante o franqueador se certificar se a consultoria de campo atual conseguirá absorver as novas unidades ou será necessário ampliar o departamento. Uma alternativa interessante é regionalizar a consultoria de campo.
A mesma atenção vale ao marketing, comercial e demais áreas.
Finalizo com uma dica. Um grande fator que tem se mostrado importante para expansão da marca é a aderência às práticas sustentáveis. Para as franquias, a credibilidade da marca é fundamental para um plano de expansão bem-sucedido e desenvolver uma gestão sustentável, com práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalemente corretas é uma maneira de fortalecer a imagem da marca. Além disso, essas práticas sustentáveis resultam na redução de custos por otimizar o uso dos recursos naturais, constroem uma imagem fortalecida, além de atender às exigências legais e gerar novas oportunidades de negócio. Para aderir às essas práticas, é legal poder contar com o departamento de marketing para que possa desenvolver estratégias de divulgação e, consequentemente, alcançar interessados que estejam em busca de franquias que tenham esse comprometimento com o meio ambiente.
*Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda, publicitário e especialista em Marketing para franchising, varejo e saúde.