Quais são os resultados em SEO
SEO (search engine optimization) é um dos canais mais desejados no mundo online, seja em e-commerce, blogs e sites que captam leads. Isso acontece principalmente pelas suas características como sendo um canal com ROI bacana (depende de alguns fatores como quanto tempo aplica SEO e nicho), ajuda muito no branding e principalmente por ser um canal dos mais acessados pelo usuário na página de resultados da busca (SERP).
Um ponto que trago nessa postagem é o que esperar quando se investe em SEO, quais são os resultados para seu site. Me desculpe mas se imaginava que iria vender muito em pouco tempo, precisamos gerenciar sua expectativa.
Vamos ao que interessa. Quando se trata de SEO, os resultados veem em doses homeopáticas, diferente de outros canais como Adwords. São basicamente 3 tipos resultados que você terá.
1º Ranqueamento
Como seu site é novo ou não estava sendo bem ranqueado (posicionado nas buscas) para nenhum termo relevante ou transacional, o Google fará uma análise do seu site e de fatores off page (backlinks externos) e aí sim passar a ranquear algumas páginas.
Isso não quer dizer que você vai entrar na primeira ou segunda página. Lembre-se que seu site não estava indexado ou não era bem posicionado, qualquer melhoria no posicionamento agora já é um resultado de que o trabalho está caminhando.
Esse é o primeiro sinal de que as coisas estão fluindo. Não desanime!
2º Tráfego
Como seu site agora já tem um ou mais termos ranqueando (mesmo que seja na 4ª página), é preciso continuar o trabalho de SEO para que tenha termos na 1ª ou 2ª página de resultados para gerar tráfego.
Afinal de contas, poucas (pouquíssimas) pessoas ao realizarem uma busca, chegam até a 3º ou 4º página em busca de um resultado.
A tendência é que cada vez mais, os resultados sejam mais assertivos para o usuário. Isso, graças aos algoritmos do Google e sua evolução. Uma frente que mais deve evoluir daqui pra frente é relacionada a semântica com o Hummingbird.
3º (a tão esperada) Conversão
Depois de ranquear, gerar tráfego e mágica acontece, e começamos a ver conversões. Seja venda de produtos, in put de leads, donwloads de ebooks ou qualquer outro tipo de conversão.
Isso acontece pois depois de entrarmos em nos resultados de buscas, o projeto em andamento chegou nas primeiras páginas, onde realmente os usuários fazem o clique e acessam as páginas. Naturalmente, com tantos acessos, começamos a ver as conversões.
Vale ressaltar que uma média de conversão no e-commerce é de 1%, logo, nesse cenários, para ter uma venda é preciso ter 100 acessos.
Acessos por posição
Estima-se que a primeira posição nos resultados de busca receba 33% de todo tráfego, os que aparecem da segunda posição pra frente, recebem cerca de 18%, chegando no último resultado (10º posição) com pouco mais de 2%.
Para ajudar a descobri de fato quais são os valores percentuais, você pode usar a ferramenta Keyword Planner, do Google Adwords. Ela apresenta quantas buscas mensais são feitas em determinados termos.