Quais as vantagens da plataforma Magento para e-commerce?
Você está planejando criar uma loja virtual, mas não tem ideia de como ou onde fazer. Então, está no lugar certo, nesse artigo vamos apontar vantagens da plataforma Magento e falar um pouco sobre como ela funciona.
O Magento é uma plataforma para e-commerce com abrangência mundial considerada uma das principais plataformas de comércio eletrônico.
A plataforma mais usada para criação de lojas virtuais, apontada como líder pelo 5° ano consecutivo, pelo relatório do Quadrante Magico Gartner, como experiência em plataforma digital. Esse é o resultado devido sua flexibilidade, por ser completa e customizada. O Magento é uma das plataformas, mais robustas e sofisticadas, se destacando das outras.
Para conhecer mais sobre a plataforma mais utilizada no Brasil e no mundo continue a leitura.
Afinal, o que é Magento?
Como dito inicialmente o Magento é uma plataforma para e-commerce utilizada para criar lojas virtuais. Em um sistema open source para o desenvolvimento de lojas virtuais de alta performance, em nuvem. Criada pela empresa estadunidense Varien, a plataforma foi desenvolvida seguindo moldes de outros sistemas open source. Foi em 2008 que o projeto Magento foi lançado, a versão conhecida como Magento Community Edition.
Desde seu nascimento, a plataforma ampliou sua tecnologia para atender pequenas e grandes marcas, consolidada com um padrão da indústria. Em 2011, foi adquirida pelo o grupo eBay, logo após do surgimento do Magento Enterprise uma versão paga. Outra versão criada em 2015, foi o Magento 2.0 sendo desenvolvida até 2018, ano em que a plataforma passou a integrar o grupo Adobe. Recentemente, no ano de 2021 a Adobe uniu, Magento Enterprise e o Adobe Commerce Cloud em um só produto: Magento Adobe Commerce.
Como funciona a plataforma?
O desenvolvimento open source, por meio de códigos abertos, possibilidade a alteração ou ajuste desse código para adequá-lo à necessidade da empresa. Apesar de ser escrita em linguagem muito usada para os desenvolvedores, PHP, pode ser necessário o auxílio de empresa especializada para essas modificações.
A grande faceta do Magento é sua estrutura de módulos independentes, que permitem criar novas funcionalidade e soluções de acordo a necessidade de cada e-commerce. Outro fator é a flexibilidade e economia de tempo. Tornando o processe de personalização simples e rápido, o que favorece ao lojista.
A proposta do produto é criar experiências de vendas multicanal para clientes B2B e B2C em uma só plataforma. Com integração a outros sistemas simplificada pela utilização da estrutura modular. Engloba todas as grandes soluções de catálogo ao pagamento e processamento, oferecem módulos gratuitos para a plataforma Magento. Isso significa grande economia nos projetos, e uma plataforma de e-commerce totalmente flexível, extensível e dimensionável. Os módulos do Magento contribuem definitivamente na experiência de compra. Essa é uma forma de adicionar novas funcionalidades ao seu e-commerce. Você pode encontrar esses módulos ou plug-ins no Magento Marketplace, sejam pagos ou gratuitos.
Recomendados pelo LinkedIn
Alguns são recomendados para deixar a experiência do usuário mais dinâmica, oferecendo várias informações, como:
● recuperação de carrinhos abandonados;
● calcular frete na página do produto;
● seleção de cores e tamanhos;
● pagamento com cartão de crédito e débito;
● boleto bancário;
● integração e cálculo de frete dos correios.
Com a Magento, você não precisa se preocupar, uma só plataforma capaz de gerir todo seu e-commerce.
Ficou interessado? Entre em contato comigo, sou analista de negócios, especialista em Ecommerce.