Existe uma grande busca pelo sucesso, mas qual será o melhor caminho para alcançá-lo?
Hoje eu tive que tomar uma grande decisão e escolher um caminho. Sou do perfil bastante crítico e analítico, portanto, sempre que preciso tomar uma grande decisão costumo fazer o levantamento de hipóteses e uma simulação de possíveis cenários, mesmo sabendo que tudo pode não sair como o planejado, mas é como me sinto seguro para avaliar este tipo de tomada de decisão. No meio deste levantamento complexo e repleto de reflexões e prestes a tomar uma decisão que deve definir um longo caminho a seguir na trilha do tão badalado sucesso, foi que eu tive a ideia de escrever este artigo, então vamos!
Um processo de tomada de decisão pode ser simples ou complexo — isso vai depender do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha no contexto em que o indivíduo está inserido, bem como em sua vida pessoal ou profissional. Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão.
Pense por um instante que você esteja peregrinando na selva e segue um caminho mapeado que o levará a seu objetivo. Até aqui tudo certo, porém em um momento inesperado o caminho se bifurca para a direita e outro para a esquerda. Decisão difícil, certo? Não é possível saber qual é o caminho correto e mais seguro. Pode ser que um deles te leve a um lugar novo, repleto de novas experiências e cheio de surpresas agradáveis, mas sabe-se que há desníveis, animais perigosos e trechos de mata fechada que você mesmo vai precisar abrir a trilha. No entanto, do outro lado, há relatos de ser um caminho conhecido por muitos e por um momento até pode dar uma sensação de segurança, mas também pode haver uma série de ameaças e contratempos.
Além disso, também existe a possibilidade de parar, descansar e decidir no dia seguinte. Contudo, será necessário tomar uma decisão… E não importa qual seja, porque mais cedo ou mais tarde, você terá que avançar.
Hoje eu precisei tomar uma decisão que pode mudar a minha vida e de pessoas que vivem próximas a mim. No momento da bifurcação eu parei, acampei, descansei e então tomei a decisão. A principal base que utilizei para tomar esta de decisão foi manter a congruência entre meus valores e meus objetivos a fim de preservar a minha integridade e saúde mental, isso é extremamente importante e inegociável, mas outro fator motivador que me levou ter a a certeza mesmo de qual caminho seguir, qual caminho possivelmente me levaria ao sucesso, foi quando algumas pessoas me chamaram de louco pelo fato de cogitar tal caminho, pronto! Era exatamente o que eu precisava ouvir para finalmente tomar minha decisão, e foi por este caminho, o de louco, que resolvi seguir. - Como dizem por ai: "entendedores entenderam" e "só os loucos sabem".
Tomar decisões e escolher um caminho que julgamos o correto para o "sucesso" não é fácil para ninguém. Haverá situações em que erraremos e outros em que acertaremos. Entretanto, independentemente do que escolhermos, esta será uma condição que vai nos ajudar a refletir, apreender e descobrir quais são os nossos pontos fortes e fracos, quais foram nossos erros e acertos no passeio da selva da vida e assim continuarmos nossa jornada. (guardem esta palavra: JORNADA) Deste modo, num próximo “passeio”, vai ser mais fácil tomar a decisão certa e compreendermos que somos os únicos que podemos definir a verdadeira "métrica" do sucesso e as rédeas da nossa vida, e não o contrário.
E o caminho do sucesso? Bom, sucesso é muito relativo, mas por mais clichê que seja, a melhor definição de sucesso para mim, foi à atribuída a Bruce Lee: "Lembre-se, o sucesso é uma JORNADA, não um destino. Tenha fé em sua capacidade". Mas cada um possui uma ideia específica para este termo. O sucesso pode ser observado de variadas maneiras: altos salário, prestígio social, carro do ano, casa de luxo, liberdade para viajar quando quiser, ter tempo para a família, ter influência. Enfim, são inúmeras possibilidades, mas sempre há algo em comum, o sentimento de FELICIDADE. Assim como a definição do sucesso é algo muito intangível, o caminho para alcançá-los também não se enquadra em regras engessadas.
Você deve estar se perguntando, ué, mas qual foi a bendita decisão que este maluco tomou?! Segura a curiosidade ai meu amigo, prometo que em breve lançarei um novo artigo para falar exclusivamente desta decisão, mas por enquanto eu preciso manter sob sigilo.
Obrigado a todos que reservaram alguns minutos para ler este artigo, saiba que sou seu amigo e seja qual for a situação que você esteja passando, seja lá qual for o caminho que você escolher para trilhar em busca do seu sucesso, desde que seja integro, eu estarei aqui, talvez não consiga caminhar junto por todo o trajeto, mas com toda certeza estarei no seu destino, independente das circunstâncias, para te dar um abraço.
Sucesso!
Coordenador de Engenharia de Software | Liderança de equipes | Partner @Agi
4 aParabéns pelo texto! A decisão que comentou a respeito da bifurcação vai ao encontro deste artigo? Ou nos próximos capítulos, saberemos mais? Abraços!